Publicado em 13/7/2020 às 11h35
Por Cristina Braga
Os moradores na Comunidade do Areião, no distrito do Jaguaré, ganharam diversos grafites. O projeto foi articulado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Lapa, em parceria com a líder da comunidade e os grupos ImaginaC e Plimkits, empresas que atuam para engajar famílias com atitudes e práticas sustentáveis. Cerca de 150 crianças com idades entre 4 e 10 anos participaram da ação.
Além de ter suas marcas registradas nas paredes e manifestar suas imaginações, 50 delas produziram ainda seus próprios personagens. Foram grafitados 12 personagens em um muro com comprimento de 100 m². Foram utilizadas ao todo três latas de tinta com 18 litros, rolos de pintura e 100 latas de sprays doadas pela empresa Provac, por meio de articulação da Subprefeitura Lapa. “As artes trazem diversas mensagens positivas, entre elas, desenhos que refletem paz, amor, cuidado, esperança, ternura e valorização da criança”, diz Nayana Brettas, fundadora do ImaginaC e criadora dos personagens do planeta ImaginaC. “O primeiro passo foi enviar vídeos para as crianças da plataforma planeta ImaginaC, que uma vez utilizada, da voz e visibilidade às crianças na construção de um mundo melhor. A narrativa estimula de modo lúdico o embarque a um foguete rumo ao Planeta ImaginaC, onde seis criaturas fantásticas são apresentadas,” relata.
O objetivo do projeto foi estimular crianças e famílias a desfrutarem da experiência de modificar para melhor o lugar onde moram. Dois personagens foram escolhidos para serem os mascotes do Areião e vão virar camisetas para as crianças que os criaram, entre eles está o Super Dino, com o super poder do amor e a Dona Mistura, com o super poder da alegria. A ação foi realizada por meio de uma articulação da Subprefeitura da Lapa com a liderança comunitária e demais parceiros do local, entre eles, Loga Logística Ambiental, Ecoss Ambiental, Sabesp, Associação dos Moradores do Areião e empresas privadas.
Foto: PMSP/Divulgação
Adicione Comentário