Publicada em 19/3/2026 às 9h27
Por Redação
A SPObras tem atuado em diferentes frentes de trabalho na obra da ponte que ligará Pirituba à Lapa. Segundo a pasta, as obras da nova ponte Pirituba–Lapa e das intervenções viárias associadas seguem em andamento em diferentes frentes de trabalho, tanto no lado de Pirituba quanto no da Lapa.
No que se refere à estrutura da ponte, seguem em execução atividades relacionadas aos pilares de apoio. Entre o Apoio 5 e o Eixo 2, nas pistas direita e esquerda da alça do lado Lapa, já foi concretada a laje da pista de rolamento, do passeio e da ciclovia. No Apoio 1 da pista direita, no lado Pirituba, foi realizada a concretagem da laje inferior da aduela, além da armação das longarinas. No mesmo ponto, também está em execução a armação da travessa 1. Já no Apoio 2 da pista direita, ainda no lado Pirituba, ocorre a armação da travessa 2. Entre E1A e AP2 da pista esquerda, também no lado Pirituba, está em andamento a armação da laje inferior da aduela e das longarinas.
No canteiro do lado Lapa, segue a fabricação de pré-moldados destinados ao guarda-corpo da estrutura. Na mesma região, estão sendo executados serviços relacionados à interferência com a concessionária ferroviária TicTrens, incluindo a construção do muro de divisa junto ao viário do projeto. Também está em execução o muro de divisa entre a Ceagesp e a Rua São Tito.
No lado Pirituba, as obras viárias complementares também avançam. No Ramo 300, já foi concretada a laje da pista de rolamento e do passeio. Em frente ao Condomínio Portal dos Bandeirantes, está em execução um muro de contenção. Na alça de acesso em frente ao Shopping Plaza Tietê, estão sendo realizados o deslocamento dos gradis do shopping e a adequação da alça viária. Já na Rua Preta, foi feita a adequação do sistema viário para mão única, com implantação de sinalização vertical, pintura de faixa de pedestres e demarcação viária.
Fotos: SPOBRAS





















