REGIONAL

Covas adia decisão de implantar ônibus sem cobrador em São Paulo

Secretaria de Mobilidade e Transportes diz que decisão foi tomada em reunião com sindicato

Publicado às 9h30

Jornal Agora

A gestão Bruno Covas (PSDB) recuou no plano de colocar ônibus sem cobradores na capital paulista. O anúncio foi feito em nota na tarde desta terça-feira (30) pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.

Segundo a pasta, a suspensão do plano foi tomada após reunião com o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Rodoviário Urbano de São Paulo.

“O assunto será debatido pela comissão criada para desenvolver um projeto de requalificação dos cobradores de ônibus”, afirma a nota. “O grupo é composto por representantes da SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes), SPTrans (São Paulo Transporte S.A),  SindMotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) e SPUrbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo)”, afirma.

No mês passado, as empresas de ônibus receberam uma circular informando que, a partir de setembro, o layout dos veículos a serem adquiridos deveria ser projetado sem a caixa de cobrança e o banco do cobrador.

A circular vinha com a nova determinação para os coletivos dos tipos padron (com até 15 metros de comprimento) e básico.

Os dois modelos correspondem a cerca de 46% da frota total (14.400 veículos). Segundo afirmou na época a SPTrans, autarquia responsável pela administração do transporte coletivo por ônibus, desde 2014, cerca de 6 mil veículos já circulam sem cobrador — a cobrança é feita pelo motorista. Segundo a SPTrans, só 5% dos passageiros fazem o pagamento em dinheiro.

“Com o avanço da tecnologia e cobrança automática das tarifas, os profissionais passam por programas de reciclagem nas empresas e são reaproveitados em outras atividades”. disse a SPtrans, em 25 de junho.

O secretário-geral do SindMotoristas, Francisco Xavier, afirmou na época que o profissional não é apenas um cobrador de tarifas.  “É um ajudador da sociedade. Auxiliar de cadeirante, idoso, gestante, deficiente visual. Um orientador de quem não conhece a capital.”

O sindicato foi informado da decisão por meio de um documento assinado pelo secretário Edson Caram, nesta terça-feira. O documento, que Agora teve acesso, “informa que está suspensa a implantação de veículos sem a presença de cobradores no sistema de transporte coletivo urbano de passageiros por ônibus na cidade de São Paulo”.

Segundo o sindicato, cerca de 19 mil cobradores trabalham na cidade de São Paulo.

 

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • fears train
  • peace is the onnly way
  • peace, love & sandy feet
  • long range for Joe B.
  • Motif fusion
  • Senior Berbescha
  • La mare lentigo aux trois canards
  • Doc
  • Jonas