Publicado em 20/12/2021 às 9h
por Redação
Inicialmente previsto para 2016, o Trecho Norte do Rodoanel deverá ter as obras finalmente retomadas em janeiro de 2022. Este foi o compromisso firmado pelo governador João Doria na última sexta-feira, 17 de dezembro, durante a inauguração da Estação Vila Sônia, da Linha 4-Amarela do Metrô. “Não vamos fazer isso ao arrepio da lei, atropelando o Ministério Público, o Tribunal de Contas ou tribunal de Justiça, mas fazendo com entendimento e diálogo.”
As obras do Rodoanel Norte, última etapa do anel viário Mário Covas, tiveram início em 2009 e foram paralisadas em 2018 após suspeitas de fraude e superfaturamento envolvendo as maiores empreiteiras do país, além da própria estatal Dersa. Para se ter ideia, o prejuízo estimado pelo Ministério Público foi de R$ 600 milhões aos cofres estaduais devido à corrupção. Não à toa, a conclusão do trecho Norte só deve ocorrer em 2023 (dois anos após a retomada).
Por mais transparência, a Gestão Doria já anunciou no ano passado um amplo esquema de monitoramento, com direito a chips em caminhões e tratores, para garantir o controle em tempo real do que acontece nos canteiros de obras – e evitar casos de corrupção como os que levaram à paralisação do empreendimento.
Adicione Comentário