Publicado em 27/07/2023 às 8h40
por Redação
Uma comitiva interministerial liderada pela Ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, esteve na Terra Indígena do Jaraguá, na zona noroeste da capital, na última quarta-feira, 26 de julho. O objetivo da visita foi ouvir as necessidades e demandas do povo guarani que ocupa essa que é considerada a menor terra indígena do Brasil.
Desafios e demandas
Durante o encontro, a ministra Sônia Guajajara enfatizou a importância de reafirmar que São Paulo também é Terra Indígena, dando destaque à cultura viva dos povos ancestrais que vivem na região. “Nós temos o dever de proteger essa cultura tão rica e diversa que só engrandece o nosso país.” Segundo ela, um dos principais desafios enfrentados pelos guaranis é a questão da segurança, devido às invasões que ocorrem no Parque Estadual do Jaraguá e também à ocupação irregular no entorno. Para se ter ideia, a TI Jaraguá possui 532 hectares de área, mas somente 1% dele é demarcado. “Há uma ameaça aos indígenas por conta das invasões dentro do próprio parque e também de ocupação no entorno ali do território que acaba gerando conflito entre os indígenas e esses ocupantes, invasores desses territórios”, explica a ministra. Para abordar esse tema, está prevista a realização de uma audiência pública na capital com a participação da Secretaria de Segurança Pública.
A comitiva iniciou suas atividades no Museu das Culturas Indígenas, na Água Branca, e depois visitou aldeias Pindó Mirim, Itaendy, Yvy Porã e Tekoa Pyau.
Adicione Comentário