Publicada em 01/12/2020 às 9h08
Por Cristina Braga
A 1ª Festa Literária Noroeste que acontece online entre 2 a 5 de dezembro, contará com mais de 40 atrações, entre saraus, contação de histórias, intervenções poéticas, espetáculos, música, performances e rodas de conversa.O homenageado da FLINO é mestre José Soró, que ajudou inclusive na organização do evento e articulador de muitas ideias, projetos e coletivos da região noroeste. Falecido em 2019, aos 55 anos, Soró era comunicador popular, importante articulador da região e um dos gestores da Comunidade Cultural Quilombaque.
Soró colaborou na construção do Território de Interesse da Cultura e da Paisagem (TICP) Perus-Jaraguá, instrumento do Plano Diretor de São Paulo e dizia que era importante ferver o território. Ao lado de Valéria Pássaro, foi gestor da Casa Taiguara e, desde os anos 1990, lutava pela reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus no Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento.
Com mediação de Beth Pedrosa, da Biblioteca Padre José de Anchieta, a mesa contará também com a participação de Cleiton Ferreira (Comunidade Cultural Quilombaque), Valéria Pássaro (Casas Taiguara) e o educador Sérgio Francisco.
No dia 3/12, às 20h, será realizada a roda de conversa (online) “Territórios de Memórias”, pra falar sobre a importância da literatura como guardiã das nossas histórias e memórias.
Pra trocar experiências e saberes, estarão com a gente a jornalista Sheila Moreira (Centro de Memória Queixadas), Thaís Santos (Projeto Baobá – Comunidade Cultural Quilombaque) e Sandro Indaíz (Sarau Segunda Negra), com mediação de Julia Rolim, da Biblioteca Educador Paulo Freire – CEU Pêra Marmelo.
Visite o Facebook do evento facebook.com/flinoroeste/ e se inscreva no canal no Youtube para acompanhar as transmissões online: https://bit.ly/youtube-flino
Confira toda a programação completa: https://bit.ly/programacao-flino
Adicione Comentário