Publicado em 12/06, às 16h04
por Redação
Na manhã desta quarta-feira, 12, a Folha Noroeste, juntamente com o vereador Prof. Eliseu Gabriel e representantes das obras da SPObras, realizou a visita técnica aos canteiros de obras dos dois lados da futura Ponte Pirituba-Lapa. O objetivo é apresentar o andamento das obras que, apesar dos questionamentos da comunidade local, estão em desenvolvimento.
Do lado Pirituba, é possível observar o buraco da fundação da ponte, onde será levantada a estrutura ligando ao bairro da Lapa. Do outro lado, as obras de drenagens estão em andamento no terreno do antigo Clube Nacional, na Lapa, próximo à linha-7 do trem, onde ficará a alça da ponte.
“A obra está andando mesmo, embora por fora não apareça”, afirmou o vereador Prof. Eliseu Gabriel. “Alguns projetos estão sendo revisados devido ao longo período de paralisação e às desapropriações, mas a construção da ponte começou.”
Desde o anúncio da retomada das obras em janeiro deste ano, moradores da região têm manifestado preocupações sobre a falta de evidências visíveis de construção. Jhonatan Ribeiro, gerente de viários e responsável pelo contrato, esclareceu que as obras seguem um cronograma dividido em quatro etapas principais:
Etapa 1: Alça/Desvio – Lapa (em execução)
Etapa 2: Adequações da Av. Raimundo Pereira de Magalhães até a Passagem Inferior – Lapa (em execução), Pirituba (a partir de julho de 2024)
Etapa 3: Construção da Ponte (a partir de outubro de 2024)
Etapa 4: Passagem Inferior sob a Linha 8-Diamante (a partir de janeiro de 2025)
Já foram concluídas várias atividades preparatórias, incluindo a demolição das instalações do antigo Clube Nacional, limpeza e terraplanagem, início da rede de drenagem e escavação para o bloco de fundação em Pirituba.
As obras, que terão um impacto significativo na mobilidade urbana entre Pirituba e Lapa, envolvem a construção de uma ponte de 457 metros sobre o Rio Tietê, adequações viárias e a implantação de uma passagem inferior sob a Linha 8-Diamante da CPTM. Essas melhorias incluem:
- Alargamento da Av. Raimundo Pereira de Magalhães, com criação de corredor de ônibus, ciclovia e passeios;
- Passagem inferior sob a linha ferroviária;
- Galeria de reforço da drenagem;
- Enterramento das redes aéreas;
- Pavimentação e paisagismo;
- Iluminação pública e sinalização.
O contrato inicial, estipulado em R$ 209.514.546,52, foi reajustado para R$ 367.108.245,69 devido a atualizações e correções monetárias. Até agora, 18% do prazo de execução de 39 meses foi cumprido, com previsão de conclusão até dezembro de 2026.
Com a conclusão das obras, espera-se atender aproximadamente 115 mil pessoas diariamente, melhorando significativamente a mobilidade e qualidade de vida na região. Os benefícios incluem:
- Redução do tempo de viagem;
- Melhoria na acessibilidade e segurança viária;
- Incentivo ao uso do transporte público e modos ativos de transporte;
- Redução de emissões de poluentes;
- Desenvolvimento econômico local.
As próximas etapas visíveis para a população começarão em julho na Av. Raimundo, em Pirituba, com o alargamento da via até a altura do cemitério, próximo ao empreendimento Grand Reserva Paulista. Já a Lapa receberá melhorias viárias incluindo uma passagem sob a Linha 8-Diamante, com faixas de veículos e de ônibus.
A visita técnica de hoje reafirma o compromisso das autoridades com a transparência e a continuidade das obras, respondendo aos anseios da comunidade por um projeto que promete transformar a infraestrutura e a mobilidade urbana da região noroeste.