Publicado em 07, às 12h20
Por Priscila Perez
A Gestão Doria anunciou nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, a espanhola Acciona como futura parceira na retomada da Linha 6-Laranja. “A concessão engloba obras civis, sistemas, operação, conservação, manutenção e expansão da linha”, enumerou o governador. “Trata-se da maior obra de infraestrutura do país. São 13 bilhões em investimentos privados nesta linha, considerada a maior parceria público-privada no Brasil”, concluiu Doria.

Apesar de ainda existirem trâmites legais a serem cumpridos, a negociação entre a empresa e o consórcio Move São Paulo, detentora do ramal, foi concluída com êxito. Portanto, não há mais nenhum passo a ser feito no âmbito privado. “Agora, o governo promoverá um decreto de extensão da caducidade, exclusivamente para a apreciação do contrato nos ambientes obrigatórios e necessários”, salienta o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. Segundo ele, após esse prazo, de 45 dias, o Estado promoverá um novo contrato junto à parceira privada para concretizar a retomada das obras, cujo cronograma ainda será definido. Esta tramitação interna será validada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Serão 25 anos de concessão.
Baldy ressaltou que o governo paulista tem dinheiro suficiente em caixa para a retomada imediata da obra – cerca de R$ 1,7 bilhão. “São recursos imediatos e suficientes para garantir que a Linha 6-Laranja seja retomada, de acordo com o novo cronograma”.

Dos R$ 12 bilhões destinados à linha, 985 milhões foram aplicados pelo Estado em desapropriações. Cerca de 370 processos desse tipo já foram realizados. “Não teremos obras paradas nesta gestão”, cravou Doria. “Até junho, todas elas serão reativadas formalmente e concretamente”, anunciou.

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