Publicado às 8h40
Cristina Braga
Em encontro aberto à comunidade, realizado nas Faculdades Rio Branco, na Lapa de Baixo, no último dia 10, os secretários Wilson Pollara e Wilson Poit, das pastas de Saúde e Desestatização e Parcerias, respectivamente, explicaram que a Prefeitura de São Paulo decidiu acatar a proposta de manifestação de interesse privado (MIP) para a reforma e gestão do Hospital Sorocabana pelo Cies Global (Centro de Integração de Educação e Saúde), que já possui parceria com governo municipal no “Hora Certa Móvel”.
Histórico do Sorocabana
Construído na década de 1950 pela Associação dos Ferroviários Sorocabana, o hospital funcionou na Lapa até ser fechado em 2010. Em 2016, na gestão de Fernando Haddad (PT), o Governo do Estado concedeu, por 20 anos, permissão de uso ao Município – a título gratuito, via decreto nº 61.902.
Para Wilson Pollara, a melhor parceria ainda é a filantropia. Como exemplo, elencou o plano da Santa Casa Sustentável, que tem convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde) e também atende pacientes particulares. “Dívidas, restrições e burocracia fizeram com que o hospital fechasse as portas. Estimo que, para fazer uma reforma, giraria em torno de R$ 40 milhões. Isso sem pensar em modernização. E hoje a Prefeitura não conta com essa verba.”
Como funcionaria?
Pela proposta, a gestão do Cies ficaria dividida, durante 17 anos, em 60% para atendimento ao SUS e 40% para convênios particulares, além da reforma. “É um modelo que concede o prédio, e a organização recebe pela tabela do SUS. A Prefeitura, nesse caso, entra com os recursos para cobrir o restante”, definiu o Pollara.
Em paralelo, ainda devem ser feitas a regulamentação da propriedade do imóvel, que ainda está com a Associação dos Ferroviários – já que não houve trânsito em julgado da ação de reintegração de posse -, a consulta pública do edital, a articulação do instrumento que confere segurança jurídica à concessão e a abertura da licitação. A Prefeitura aguarda, também, outras propostas para formalizar uma parceria no Sorocabana.
Adicione Comentário