Publicado em 13/10/2022 às 10h
por Redação
Doze de outubro, além de ser Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida, também é marcado pela celebração dos 50 anos do Mercado Municipal de Pirituba e dos 432 anos da Lapa, um dos bairros mais antigos e tradicionais da capital. Sua trajetória é intimamente ligada à urbanização da cidade, como uma das regiões que mais abrigou galpões industriais e distritos operários, e ainda à história do comércio paulistano, impulsionado pela icônica Rua Doze de Outubro, o tradicional Mercadão da Lapa e a Ceagesp, na Vila Leopoldina. Parabéns, lapeanos!
Veja também: Parabéns! Mercadão de Pirituba comemora 50 anos nesse 12 de outubro
Desenvolvimento
Se no passado a chegada da ferrovia à região estimulou o surgimento das primeiras indústrias locais, como a Vidraria Santa Marina e o Frigorífico Amour, a construção da Rodovia Anhanguera e das marginais Pinheiros e Tietê foi fundamental para acelerar seu crescimento. Com o passar dos anos, esse desenvolvimento foi se expandindo em direção à Vila Leopoldina, Vila Hamburguesa e Anastácio. De lá para cá, foram décadas de muitas transformações.
Uma curiosidade: a região da Lapa, localizada entre os rios Tietê e Pinheiros, era chamada de Emboaçava, que, na língua Tupi-Guarani, significa “lugar por onde se passa”.
Adicione Comentário