Publicado às 10h05
Cristina Braga
Para aproveitar o restinho de um terreno público, que faz fundos com um conjunto habitacional na Rua Manoel Marques de Souza, no Jardim Guarani, moradores do local estão buscando soluções conjuntamente com a Associação de Moradores Estação Guarani (AMEG) e a Prefeitura Regional.
Todo o esforço é para impedir invasões ao local, que compreende 300 m². “A última tentativa ocorreu há sete meses, mas tiveram outras”, esclarece Eliel Guimarães, presidente AMEG.
Por conta disso, grupo de moradores resolveu arregaçar as mangas e planejar horta comunitária, cinema na rua e buscar parcerias em conjunto com o prefeito regional da Freguesia do Ó/Brasilândia, Roberto Godoi, que deu suporte técnico e financeiro para fazer muro de contenção e cercar o espaço no Jardim Guarani.
Desenvolvimento no Jardim Guarani
O objetivo da associação é o desenvolvimento social e cultural dos moradores do bairro do Jardim Guarani. A AMEG realiza o cinema na rua, onde projeta na parede dos prédios filmes pelo menos duas vezes por ano, mas “temos a ideia de fazer mais vezes e, também, os jogos da Copa do Mundo, assim como fizemos nas anteriores”, pontua.
Além da projeção, a entidade realiza o Dia das Crianças com foco cultural em parceria com a UBS Guarani e Casa de Cultura Salvador Ligabue, trazendo artistas da região, contação de histórias, teatro e balé.
Eliel conta que está arrecadando sementes para a horta no terreno e a próxima etapa será o plantio de árvores frutíferas e hortaliças.
“Queremos fazer parcerias com as três escolas públicas do entorno, CCA (Centro de Acolhimento a Adolescentes) e com a população em geral para realizar oficinas de plantio, compostagem e mudas. Depois, quando estiverem crescidas, distribuir para os moradores.”
Adicione Comentário