Publicado em 08/06, às 12h28
por Redação
Na manhã deste sábado (8), os moradores do Jd. Líbano se reuniram em uma manifestação contra a construção da ciclovia na Avenida Mutinga. Aproximadamente 100 pessoas participaram do protesto, que teve início às 9h, em frente ao Instituto Federal Pirituba.
Os manifestantes, entre eles muitos residentes do Jardim Líbano e do City Pinheirinho, expressaram sua insatisfação com a obra da ciclovia, alegando falta de consulta e diálogo por parte das autoridades municipais. Virgínia, uma das organizadoras e moradora da região, ressalta que a audiência pública sobre a implementação da ciclovia foi realizada em 2019, na Subprefeitura da Freguesia do Ó, “ou seja, moradores de outra região votaram em relação a uma obra em Pirituba?“.
Em vídeos enviados por leitores que estavam no local, é possível ver a movimentação e ouvir os gritos de protesto: “Não à ciclovia na Mutinga. A prefeitura está irresponsável, fazendo coisas aqui que prejudicam a entrada no Jardim Líbano. Está causando desastre, acidente. Precisamos dar um basta. (…) Precisamos interromper a ciclofaixa, isso não vai trazer benefício à população local e está causando acidentes.”
Além disso, manifestantes carregavam cartazes a favor da ciclofaixa, mas não no local onde está sendo feita. “Nada contra a ciclovia, mas na Avenida Mutinga não dá.” Em outro, estava escrito: “Não à ciclovia. Não para o fechamento da rua Francisco Savério Orlandi, que dá acesso à City Pinheiros e Jd. Líbano”.
O tráfego intenso do bairro preocupa os moradores. Virginia alerta: “Já aconteceram três acidentes por conta do estreitamento da faixa, e o trânsito, que já era ruim, apresentou uma piora.” Ela também defende a situação dos comerciantes, que estão perdendo seus clientes devido à falta de acesso: “Vai afetar a economia local. As ciclovias são, sim, um benefício para a cidade, mas quando colocadas em lugares que realmente serão usadas sem prejudicar os outros meios de transporte”.
Alguns moradores lamentaram a ausência dos vereadores que representam Pirituba, com exceção de Eliseu Gabriel, o único parlamentar presente no evento. “Sou defensor das ciclofaixas, mas não posso defender essa construída na Av. Mutinga. É uma negligência. Essa construção vai na contramão da Lei 16.885, de 16 de abril de 2018, que estabelece os requisitos mínimos necessários à garantia da segurança do ciclista e demais usuários da via pública quando da instalação de uma ciclovia ou ciclofaixa”, justifica o vereador Prof. Eliseu Gabriel.
Além da manifestação realizada pelos moradores do Jardim Líbano, uma petição online contra a implementação da ciclovia na Avenida Mutinga ganhou força. Mais de 2.500 pessoas já assinaram o abaixo-assinado, demonstrando o descontentamento com o projeto.
A população busca resposta das autoridades locais e uma reavaliação das políticas de implantação de ciclovias na cidade, levando em conta a opinião dos moradores, e soluções que beneficiem toda a comunidade. ”Precisa acontecer outra votação dentro da Subprefeitura de Pirituba”, conclui Virginia.