Publicado às 11h20
Por Gabriel Cabral
Após ler na edição 261 da Folha Noroeste a reclamação da leitora Elivania Cripa, um dos moradores da Rua Carlos Malheiros Dias, em Pirituba, entrou em contato com o Espaço do Leitor para explicar que a implantação da contramão no local foi um ganho para a região. Ele explica e rebate a ideia da leitora. Reveja abaixo, na íntegra, a demanda inicial que deu início ao debate sobre o local e as respostas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e do do munícipe Silvio Cesar Souza.
—
“No dia 11/05/19, a Rua Carlos Malheiros Dias, que antes era mão dupla, passou a ser mão única. Quero muito entender o porquê. Ao meu ver, não fez sentido, pois a Rua Ribeirão Vermelho já é mão única, ou seja, quem vem da Av. Mutinga, entra na Rua Ribeirão Vermelho, depois na Rua Carlos Malheiros Dias, e agora será obrigado a voltar para a Av. Mutinga de novo, a menos que seja morador. Essa mudança me causa transtorno, pois antes eu vinha da Escolástica, atravessava a Mutinga e entrava na Carlos Malheiros Dias e depois na Ribeirão Vermelho para seguir para a Av. Santa Monica. Agora preciso continuar na Mutinga até o farol do Banco do Brasil e mesmo quando o farol abre para mim, preciso esperar a gentileza de quem está subindo da Luiz Cunha, me deixar entrar na Ribeirão Vermelho. Desde já, obrigada!”
Elivania Cripa
RESPOSTA
Assessoria de Imprensa Subprefeitura Pirituba/Jaraguá
“A Companhia de Engenharia de Tráfego esclarece que a implantação de mão única de direção na Rua Carlos Malheiros Dias, Pirituba, foi motivada pelo interesse de moradores e comerciantes. A CET fez um estudo técnico para verificar a possibilidade de mudança, em seguida foi feita pesquisa com a distribuição de questionários para moradores e comerciantes estabelecidos no trecho em questão. Dos 93 questionários entregues, 67 foram devolvidos preenchidos. A maioria (87%) optou pela mudança para sentido único no trecho entre Rua Ribeirão Vermelho e Avenida Mutinga.”
Direito de resposta
“De acordo com as colocações da sra. Elivânia Cripa, sobre a Rua Carlos Malheiros Dias ter se tornado mão única: A mesma alega, não fazer sentido e cita a Rua Ribeirão Vermelho. É de suma importância aos nossos vizinhos de bairro, que utilizam as ruas da Vila Pirituba como acesso ao bairro Santa Mônica e demais localidades, entender que faz total sentido a solicitação conquistada com 87% de aceitação dos moradores, dando o aval da mudança. Primeiro: Não temos apenas esta rua com acesso ao bairro Santa Mônica. Temos saída pela Rua Padre Valombrosanos, que se inicia na Av. Mutinga e termina na Rua Ribeirão Vermelho, Av. Mutinga entrando pela Rua Ribeirão Vermelho e Rua Jurubim que atende toda demanda das ruas da Santa Monica. Segundo: A Rua Ribeirão Vermelho não é mão única em todo seu percurso e, sim, nos quarteirões da Av. Mutinga até o próximo cruzamento. Terceiro: A rua Carlos Malheiros Dias é uma rua com espaço apenas para uma mão, lembrando que é uma rua e tem liberdade de estacionar dos dois lados. Fora esta questão, tem uma decida enorme a qual já tivemos capotamento de táxi, inclusive com criança dentro. De mais a mais, caso queira saber um pouco mais dos motivos desta solicitação, venha perguntar a quem mora na rua, e assim evite de dizer que não faz sentido. A rua está à disposição de uso apenas no sentido conquistado pela solicitação dos moradores, assim devemos respeitar a conquista. Ciente de sua compreensão, os moradores da Rua Carlos Malheiros Dias agradecem.”
Silvio Cesar Souza
Adicione Comentário