Publicado em 08/03/2022 às 10h
por Redação
Os trabalhos de drenagem do esgoto que invadiu os túneis e poços do VSE Tietê, próximo à Marginal do Tietê, onde uma cratera tomou conta da pista local no mês passado, seguem a todo o vapor, tendo em vista a recuperação dos tatuzões da Linha 6-Laranja, que ainda estão submersos e parados. Enquanto as escavações não são retomadas, já que as tuneladoras ainda devem passar por manutenção e só será possível avaliá-las quando o esgoto for totalmente drenado, as obras do ramal seguem avançando em outras frentes.
As futuras estações PUC-Cardoso de Almeida (em Perdizes) e FAAP-Pacaembu, por exemplo, estão passando por intervenções significativas. A primeira, que será uma das mais profundas da Linha 6 (com 61 metros abaixo do solo) está em processo de escavação. Já na FAAP-Pacaembu há movimento de trabalhadores que estão preparando o terreno para as próximas etapas da obra. Um poço também será escavado na esquina das ruas Sergipe e Ceará. Ainda na região, o poço de ventilação VSE Pacaembu é um dos canteiros mais avançados, apresentando paredes definitivas e laje de fundo concretada. O estacionamento subterrâneo de trens será escavado via NATM (túnel mineiro).
Tatuzões danificados
Ainda é impossível cravar quais foram os danos causados pelo vazamento. Segundo a empresa, a análise do estado dos equipamentos será realizada somente ao final da drenagem do esgoto. Porém, sabe-se que a parte eletrônica foi danificada com o acidente.
Enquanto isso, técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) estão apurando quais foram as causas do acidente e elencando os possíveis reparos para que a obra seja retomada. Antes do acidente, comemorava-se o início da operação dos tatuzões, fato marcante para o avanço das escavações. Agora, ambos estão parados.
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