Publicado em 24/12, às 10h30
Por Priscila Perez
Em 2020, a Prefeitura de São Paulo terá 69 bilhões em caixa para gastar com as principais demandas da capital paulista.
Aprovado na última quinta-feira, 19 de novembro, pelos vereadores da cidade, o orçamento paulistano está 14% maior se comparado ao deste ano, o que significa mais dinheiro para as subprefeituras. Como a Gestão Covas quer investir em zeladoria, houve um aumento de 181% na verba destinada às regionais. Para se ter ideia, R$ 3 bilhões estão separados para investimentos em recapeamento, manutenção de praças e limpeza urbana.
Mas a distribuição do bolo não é igualitária. Na zona noroeste, a Subprefeitura Pirituba/Jaraguá terá R$ 47.011.976,00 em caixa para investir nos distritos de Pirituba, São Domingos, Taipas e Jaraguá. Na Lapa, o orçamento 2020 será de R$ 38.898.139,00, o qual deverá ser distribuído entre seis distritos – Barra Funda, Jaguara, Jaguaré, Lapa, Leopoldina e Perdizes. Já na Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, haverá R$ 37.223.170,00 disponíveis para a região, que engloba a tradicional Freguesia do Ó e a Vila Brasilândia, bairro que necessita urgentemente de equipamentos de lazer, saúde e educação.
Up na zeladoria
Mas, afinal, toda essa verba será suficiente para alavancar os serviços de zeladoria por aqui? Neste ano, por exemplo, as regionais de Pirituba/Jaraguá e Lapa estiveram entre as dez mais reclamadas na Ouvidoria Geral da Prefeitura. Vale lembrar que as queixas são registradas neste canal após o problema não ter sido resolvido pela Central de Atendimento 156. Poda de árvores e tapa-buracos estão entre os serviços mais demandados por aqui.
Pirituba
Em oitavo lugar está a Subprefeitura Pirituba/Jaraguá, com 519 reclamações registradas na Ouvidoria nos últimos dez meses. Só em outubro, 55 queixas chegaram ao canal por não terem sido resolvidos em “primeira instância”. Por aqui, as demandas mais comuns são: buraco e pavimentação (11,6%), poda de árvore (5%), qualidade do atendimento (2,8%), calçadas, guias e postes (2,2%), drenagem de água da chuva (2,2%) e veículos abandonados (1,7%). Ou seja, questões puramente de zeladoria – algo essencial à manutenção do bairro.
Lapa e região
A Sub Lapa, por sua vez, ocupa o décimo lugar com 506 reclamações contabilizadas pela Ouvidoria. Segundo o relatório, a média é de 51 queixas por mês. O ápice de demandas foi registrado em agosto, com 64 problemas relatados ao canal. Em outubro, foram mais 60 queixas que chegaram à Ouvidoria da Prefeitura.
Como a regional abrange bairros bastante arborizados como Lapa, Perdizes e Pompeia, o serviço de poda é o mais reclamado pelo munícipe – correspondendo a 10,8% das queixas. Em seguida, são relatados os seguintes problemas: abandono de veículos (4,8%), calçadas, guias e postes (3,6%), qualidade de atendimento (3%), estabelecimentos comerciais, indústrias e serviços (2,4%), poluição sonora (2,4%), buraco e pavimentação (1,2%).
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