Publicado em 02/01, às 9h50
Por Priscila Perez
O varejo está cada vez mais forte nas periferias da capital paulista. É o que aponta a pesquisa “Polos Varejistas de Rua da Cidade de São Paulo”, realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Em sua primeira etapa, o levantamento identificou um intenso polo comercial em Perus, dentro da estação da CPTM, na zona norte da cidade, chamando a atenção dos pesquisadores para a expansão do varejo nas regiões mais afastadas do centro de São Paulo. “É um polo muito distante, num bairro que está quase no limite com a região metropolitana. É cercado de verde por todos os lados. E ali tem um polo de nível um, que agrega diversidade e complexidade varejistas”, explica Larissa Campagner, coordenadora da pesquisa, urbanista da ACSP e professora do Mackenzie.
Segundo ela, fatores como acessibilidade e concentração de consumidores explicam não só a presença, mas também o sucesso de qualquer polo varejista. No caso de Perus, a estação de trem favorece o acesso ao local, que apresenta um alto fluxo de pessoas (moradores e trabalhadores), tornando-o atrativo comercialmente. Além disso, apesar da localização mais distante, o bairro tem alta densidade habitacional. “A acessibilidade é um dos fatores essenciais para a existência de um polo varejista. A alta concentração de pessoas nestes pontos, sem dúvidas, favorece ainda mais a composição destas atividades.”
Foram mapeados, ao todo, 424 polos comerciais distribuídos pela capital. Campagner destaque que, a partir deste valioso banco de dados, será possível desenvolver políticas públicas em benefício das áreas mais periféricas da cidade. Na segunda etapa do relatório, os pesquisadores vão investigar o varejo nos centros comerciais de níveis mais altos.
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