Publicada em 27/3/2025 às 10h10
Por Redação
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) agora estuda um projeto-piloto para a região da Brasilândia, na zona norte da cidade.O Projeto de Lei 32/2025, de autoria da vereadora Sandra Santana e em tramitação na Câmara Municipal, propõe a alteração da Lei nº 13.241/2001 para incluir o transporte por teleférico no sistema público de transporte, beneficiando comunidades em áreas de topografia acidentada.
A proposta em análise prevê um teleférico de 4,6 km de extensão, com cabines para dez pessoas e velocidade média de 18 km/h. A estimativa é de que o sistema de teleféricos possa atender até 3.210 passageiros por hora em cada um dos sentidos. O volume tem relação direta com a previsão de apenas 15 segundos de intervalo entre cada veículo, o que conferiria agilidade ao transporte.
A estimativa é de que a obra custe cerca de R$ 1 bilhão. Técnicos da SP Urbanismo, responsável pelo estudo, avaliam a possibilidade de a linha contar com ao menos uma parada intermediária, próxima ao Terminal Vila Nova Cachoeirinha. Se sair do papel, a estação de embarque ficará na Avenida Cantídio Sampaio. A proposta vem sendo debatida na Prefeitura desde 2023, após a visita da vereadora a Medellín, na Colômbia, onde conheceu e testou esse modelo de transporte. Durante a reunião com o prefeito, foram apresentados estudos da SP Urbanismo e da Secretaria de Licenciamento sobre a viabilidade do projeto.
