Publicada em 04/12/2025 às 9h15
Por Redação
O projeto ‘As Mulheres, a Capoeira e o Movimento para a Vida’, que mescla uma série de atividades sociais e culturais, gratuitas, visando o bem-estar feminino, a construção de vínculos e redes de apoio, e a emancipação financeira, já tem nova data de apresentação em Pirituba.
No próximo sábado, 6 de dezembro, a iniciativa vai realizar uma oficina de brincos e pulseiras e uma vivência com o Grupo Capoeira para Todes, às 15h, no Instituto Movimento para a Vida, no Jardim Sidney. A iniciativa, idealizada pela Professora Rasta (Aline da Silva Zabotto), com produção executiva de Elielma Carvalho, nasce da consciência da necessidade de empoderar mulheres, e de fortalecer oportunidades de negócios nos territórios periféricos. O projeto nasce da experiência do Instituto Movimento Para Vida, que atua desde 2017 com aulas gratuitas de capoeira para crianças e adolescentes da comunidade do Cantagalo, em Pirituba, zona norte da cidade, e hoje atende mais de 80 alunos. O projeto foi contemplado na 2ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Capoeira – Módulo II – Grupos e Coletivos. O Programa de Fomento à Capoeira é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. Já a oficina de artesanato será facilitada pela artesã Miriélle de Souza, que aprendeu a arte do macramê em revistas e foi às ruas praticá-la, sendo hoje uma produtora de brincos, colares , pulseiras e artigos de decoração. A artesã atua como professora de artesanato na ONG São Mateus em Movimento, e no coletivo Som na Praça, nos territórios de São Mateus/ Sapopemba com execução de políticas públicas e projetos culturais para a comunidade.
Para participar, é preciso fazer uma inscrição prévia, já que a atividade tem vagas limitadas. Os interessados podem se inscrever via o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfcKBXGXiAKWPBMb0z1Cm5LRxQAVTKK3nRlxt0bJSbY7UyvXg/viewform
Já a ‘Capoeira para Todes’ é uma vivência artística que une os saberes ancestrais da capoeira com a expressividade de movimentos e práticas políticas e artísticas que acolhem e celebram a diversidade como o vogue e a cultura ballroom. A ação promove inclusão e escuta com foco na comunidade LGBTQIAPN+. Liderado por Puma Camillê, o projeto oferece um espaço de troca intergeracional e liberdade de expressão. A proposta desafia padrões binários e valoriza a potência dos corpos dissidentes. Uma roda onde o respeito, o ritmo e a resistência dançam juntos. As atividades são abertas ao público, livres, gratuitas, e com acessibilidade em Libras.
SERVIÇO
Oficina de artesanato e vivência de capoeira
Quando: 06/12 (sábado)
Horário: 15h
Onde: Instituto Movimento para a Vida
Rua Salvo Veloso, 287, Jardim Sydney, Pirituba
Foto: Ricardo Lima




















