Publicado em 10/08/2022 às 10h50
por Redação
Com as obras paralisadas desde abril de 2020, a ligação viária Pirituba-Lapa, a tão aguardada Ponte da Raimundo, segue travada na Justiça por conta de uma liminar obtida pelo Ministério Público na qual são apontadas irregularidades em sua licença ambiental.
Disposto a resolver esse impasse, o vereador Eliseu Gabriel, um dos principais articuladores do projeto junto ao poder público, se reuniu com o secretário de Infraestrutura e Obras (Siurb) Marcos Monteiro e representantes das associações AVL (Amigos da Vila Leopoldina), AMOCITY (Associação de Moradores da City Lapa) e ASSAMPALBA (Associação de Amigos e Moradores pela Preservação do Alto da Lapa e Bela Aliança) na última sexta-feira, 5 de agosto, para incluir no projeto as adequações necessárias, que podem finalmente destravar o projeto na Justiça. “O dinheiro já está disponível, precisamos é desatar esse nó.”
Ver essa foto no Instagram
Obra em quatro etapas
Segundo o secretário Marcos Monteiro, a Prefeitura tentou atender todas as demandas que foram feitas nas audiências públicas, em benefício de Pirituba e da Lapa. “O projeto está muito bom, satisfaz os dois lados e tem as alças necessárias”, complementa Eliseu. Agora falta convencer a Justiça de que o projeto não apresenta mais nenhuma irregularidade para que as obras sejam retomadas o mais breve possível. A partir daí, serão 39 meses de obras, divididas em quatro etapas. A primeira, segundo Monteiro, diz respeito à construção da ponte. A segunda contempla o alargamento da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, em Pirituba. Já a terceira fase envolve o alargamento da passagem sob a linha férrea da Linha 8-Diamante. E a quarta, por sua vez, trata da implantação de um binário na região da Lapa, com melhorias viárias na Rua Gago Coutinho e adjacências.
“A ideia desse novo cronograma é que a ponte não seja aberta antes que tenhamos a Raimundo alargada ou o binário na Lapa. A gente entende que com essas modificações atendemos às principais demandas. E foi isso que o prefeito Ricardo Nunes pediu. Com essas adequações, esperamos que a retomada aconteça o quanto antes”, conclui Monteiro.
Adicione Comentário