REGIONAL

Relatório do IPT revela 59 danos graves nas obras do Rodoanel Norte

Publicado em 13/02, às 10h40

Por Priscila Perez

Com as obras interrompidas desde 2018, a última etapa do anel viário Mário Covas acumula danos graves em sua estrutura. Segundo o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), há 59 “grandes anomalias” no Rodoanel Norte, como túneis com infiltrações, pilares desaprumados, revestimentos trincados, além de rupturas e erosões – problemas que deverão ser resolvidos para que a rodovia se torne segura para os motoristas.

Obra abandonada do Rodoanel Norte. Foto: Reprodução/Zanone Fraissat/Folhapress.

A auditoria foi realizada nos seis lotes do empreendimento com o objetivo de verificar a real situação dos canteiros de obras e o que – de fato – foi executado pelas empresas/consórcios responsáveis durante a vigência dos contratos com a extinta Dersa. O governo paulista, sob a gestão de João Doria, aguardava o relatório para traçar os próximos passos que garantirão a retomada do Rodoanel Norte, programada para setembro deste ano. Porém, o andamento desta promessa depende ainda da abertura de uma nova licitação envolvendo seis novos consórcios, que substituirão os antigos nos seis lotes do Rodoanel. Estima-se que a concorrência pública seja aberta em março. Já a conclusão deve ocorrer em até 24 meses.

A construção do Rodoanel, que se arrasta desde a gestão de Geraldo Alckmin, em 2013, foi alvo da Operação Lava Jato por fraudes e suspeitas de superfaturamento envolvendo as maiores empreiteiras do país. Para se ter ideia, o Ministério Público estima um prejuízo de R$ 480 milhões para o governo paulista.

Entulho e sujeira tomam conta de canteiro de obras. Foto: Reprodução/Edu Garcia/R7

Em 2018, os consórcios Mendes Júnior/Isolux Corsán e OAS foram sacados do projeto por terem abandonado os canteiros de obras – na época, as empresas alegaram dificuldades financeiras. Já no governo Doria, os contratos com as construtoras Acciona e Construcap-Copasa foram cancelados porque as obras pouco avançavam.

Para finalizar a última etapa do anel viário, que deveria ter sido entregue em março de 2016, a Gestão Doria estima um gasto extra de R$ 2 bilhões, além dos R$ 7,3 bilhões já aplicados na obra, incluindo despesas com desapropriações de casas e terrenos.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • fears train
  • peace is the onnly way
  • peace, love & sandy feet
  • long range for Joe B.
  • Motif fusion
  • Senior Berbescha
  • La mare lentigo aux trois canards
  • Doc
  • Jonas