Publicado em 01/02/2022 às 9h10
por Redação
O Governo de São Paulo tem acelerado os trâmites para retomar as obras do Rodoanel Norte ainda em 2022. De olho nisso, publicou no Diário Oficial da última sexta-feira, 28 de janeiro, o edital de licitação da concessão patrocinada. Mas a estimativa de retomada, que poderia ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano, deve realmente se concretizar entre o fim de 2022 e o início de 2023. Já a conclusão dos 15% restantes da obra, a última e mais problemática etapa do anel viário Mário Covas, ficou para 2025. Lembrando que, inicialmente, o trecho seria entregue em 2016.
Outra novidade do Rodoanel Norte diz respeito à cobrança de pedágio. Neste novo modelo de concessão, agora em lote único (e não mais em seis lotes, como aconteceu no passado), a concessionária poderá instalar quatro praças de pedágio ao longo do trecho. Inclusive, uma delas está prevista para o entroncamento com a Av. Raimundo Pereira de Magalhães, em Pirituba. Entretanto, o sistema de pagamento será por quilômetro rodado, o chamado “Free Flow”. As praças convencionais serão substituídas por pórticos com sensores capazes de calcular e efetuar o pagamento automaticamente por meio de “tags” instaladas nos veículos. De acordo com o edital, a tarifa por quilômetro rodado é estimada em R$ 0,14, totalizando R$ R$ 6,40 no trecho inteiro. O modelo, segundo o governo paulista, beneficia o motorista, que pagará apenas pelo trecho percorrido.
O Rodoanel Norte será concedido por 31 anos à iniciativa privada, com previsão de investimentos em R$ 3 bilhões. Desse montante, R$ 1,7 bilhão será destinado à execução das obras remanescentes, os 15% pendentes. O leilão ocorrerá no dia 27 de abril, e haverá um prazo de 90 dias para a efetivação da assinatura do contrato. Depois disso, o plano de obras deverá ser apresentado dentro de seis meses pela concessionária.
Adicione Comentário