Publicado em 23/12/2021 às 9h
por Ricardo Meier/via MetroCPTM
A partida oficial da tuneladora sul da Linha 6-Laranja no último dia 16 não foi um ato simbólico, ao contrário de outras ocasiões. A máquina comandada pela Acciona, de fato, já está trabalhando num ritmo bastante significativo. Um vídeo não oficial postado no Youtube mostra o “tatuzão” retirando um volume considerável de material do subsolo. O equipamento ainda não havia começado o revestimento dos túneis, o que só ocorrerá após mais alguns metros, porém, a contagem de aduelas montadas na parte exterior sugere que ele se deslocou cerca de nove metros.
O dado estimado é baseado na presença de cinco novas aduelas, além das duas que estavam montadas quando o shield começou a funcionar. Cada anel de concreto possui 1,8 metro de largura, segundo a Acciona, daí a estimativa de nove metros (1,8 m x 5). Até que atinja uma altura no túnel onde pode iniciar a montagem das aduelas, o tatuzão utiliza um anteparo metálico (estrutura na cor laranja) onde os anéis de concreto são apoiados e servem para que a máquina possa avançar na retirada de terra. Vale lembrar que a construtora estima avançar diariamente entre 10 e 11 metros em média. Por conta disso, o tatuzão ainda deve acelerar seu ritmo nas próximas semanas, já que o início da escavação é geralmente mais lento.
O cronograma é bastante justo e prevê a inauguração do ramal em outubro de 2025.
Adicione Comentário