Publicado em 07/10/2020, às 14h
Por Eduardo Fiora (via Observatório Leopoldina)
No período que esteve à frente da Subprefeitura da Lapa entre 2009 e 2010, Soninha Francine deixou as bases do que hoje é o Plano Cicloviário para uma região com importantes rotas ligando os bairros ao centro
Ao se deslocar intensamente pelos quatro cantos da cidade nestas últimas semanas, a vereadora pelo Cidadania volta a debater questões de mobilidade. Na Lapa, olhando para a malha cicloviária, Soninha voltou a falar sobre pedalar em São Paulo. “Eu sempre digo que que bicicleta é um meio possível e desejável para locomoção na cidade. Mas é preciso criar estruturas que sejam favoráveis e convidativas para o uso desse meio”, afirma Soninha. “Existia na Câmara um Projeto de Lei redigido em 2009. No início do meu mandato (2017), o PL ainda estava lá, parado e desatualizado, pois a leis urbanísticas e de mobilidade mudaram muito neste período. “Abracei” o projeto e propus atualização da redação. O resultado é que São Paulo agora conta com uma lei recente para seu Sistema Cicloviário”, explica a vereadora.
Ao avaliar a questão da mobilidade na cidade, Soninha vai além da questão dos transportes e sinaliza para fatores sociais. “É preciso ter um ecossistema multimodal acessível e eficiente, mas também é necessário reduzir as necessidades de deslocamento. Com o teletrabalho se atinge parte desse objetivo, mas ainda é preciso criar mais oportunidades de trabalho nas periferias e mais moradia acessível nas regiões onde há mais trabalho. Não há ecossistema que seja saudável com migrações populacionais diárias dos bairros-dormitório para os bairros-escritório”, afirma a vereadora do Cidadania.
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