Publicada em 9/1/2024 às 11h06
Por Redação
Um dos tatuzões responsáveis pela escavação dos túneis da Linha 6-Laranja de metrô registrou um feito inédito ao bater recordes de escavação. Segundo a Linha Uni, empresa encarregada da construção e futura operação do trecho, as duas tuneladoras estão avançando em direção aos pontos finais de escavação.A máquina que opera no sentido sul atingiu um marco impressionante, superando os índices de outras linhas de metrô na cidade. Em apenas 24 horas, foram escavados mais de 41 metros de túnel. Além disso, a tuneladora mantém uma produtividade consistente, com médias diárias superiores a 25 metros escavados. As obras seguem com atividades simultâneas em 15 estações, no Pátio Morro Grande e em 18 poços de ventilação e segurança (VSE). Até o momento, 10 estações já tiveram as escavações concluídas, e 2,4 quilômetros de túneis foram escavados.
Além disso, oito estações já ultrapassaram 50% de conclusão, com destaque para Brasilândia e Água Branca, que superaram os 65%, e Santa Marina e Perdizes, que avançaram além dos 70%.Entre os marcos recentes, destacam-se o início da montagem da via permanente no túnel e a instalação dos trilhos no trecho entre o VSE Tietê e a Estação Água Branca. Também foi concluída a ligação subterrânea entre o Pátio Morro Grande e a Estação Brasilândia.
Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia.
