Publicado em 27/01/2022 às 9h30
via Folha de São Paulo
Mesmo com os avisos diários da Prefeitura de que as unidades de saúde da rede, como UBSs e AMAs, funcionam das 8h às 19h para a vacinação de crianças contra a Covid, os postos da cidade, na prática, encerram a imunização pelo menos meia hora antes.
O encerramento antecipado é feito para não haver o risco de doses sobrarem nos frascos, informam funcionários das unidades. Questionada, a Secretaria Municipal de Saúde não confirma a orientação para encerramento mais cedo das filas. “As unidades estão orientadas a oferecer a imunização infantil até as 19h e, após este horário, se necessário, realizar a busca ativa por meio da lista de doses remanescentes.”
A imunização de crianças de 5 a 11 anos na capital paulista ocorre desde o dia 17. Começou com a vacina pediátrica da Pfizer para quem tem comorbidades e deficiência permanente, além de indígenas e quilombolas. Agora, foi ampliada para o público em geral de 6 a 11 anos com a a aprovação de uso da Coronavac pela Anivsa.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, cada frasco da vacina pediátrica da Pfizer tem dez doses que precisam ser aplicadas em até 12 horas após a abertura da embalagem. No caso da Coronavac, também com dez doses, o prazo é de oito horas. A reportagem confirmou a orientação em UBSs ou AMAs de todas as regiões da cidade. Na UBS Brasilândia, por exemplo, a atendente disse que no local a fila é encerrada às 18h30 também por causa da lotação do posto, permitindo assim, que a unidade consiga fechar as portas às 19h.
Adicione Comentário