Publicado às 10h10
G1 São Paulo
Mais de 1 milhão de procedimentos médicos solicitados à Prefeitura de São Paulo ainda aguardam atendimento, aponta levantamento exclusivo da GloboNews. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação com a Secretaria Municipal da Saúde.
Os números mostram que a fila de espera na cidade é longa, mesmo com o Corujão da Saúde. O programa, criado pela Prefeitura em janeiro do ano passado para zerar a espera por exames num prazo de 90 dias, oferta exames em hospitais particulares em horários alternativos, conforme a capacidade ociosa de cada local.
Só para consultar um médico especialista, por exemplo, são quase 500 mil pedidos. E depois de um primeiro atendimento, para assegurar um retorno, são outras 200 mil solicitações.
Os pedidos de exames chegam a quase 200 mil. Para fazer uma cirurgia são 120 mil pedidos. O total de pedidos é de 1.081.954.
Questionado sobre a fila, o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, disse que a Prefeitura deve dar conta destes casos rapidamente. “Tudo é grande em São Paulo. Para se ter uma ideia, fazemos por ano 33 milhões de consultas. Um milhão de pessoas vão ser absorvidas em muito pouco tempo. Não são todos os casos que estão parados. Nós fazemos muitas consultas”, disse.
Como solução para essa fila, ele citou a reestruturação da Saúde municipal, que ocorre durante este ano. “Colocar uma rede de atendimento para cada região da cidade. Teremos uma rede na Zona Sul e tudo será resolvido na Zona Sul, e assim por diante. Isso faz parte dessa reestruturação. Vamos ter serviços dedicados a um número de unidades básicas que agendam os exames. Quem traz o exame é a Unidade Básica de Saúde [UBS].”
Adicione Comentário