SAÚDE

A três dias de fim de campanha, país tem 15 milhões de pessoas não vacinadas contra gripe

Ministério planeja ofertar vacinas que sobrarem para população geral na próxima semana

Publicado às 9h50

Folha de SP

A três dias da data prevista para o fim da campanha contra a gripe, o país ainda soma 14,8 milhões de pessoas não vacinadas. A soma corresponde ao total de pessoas que integram o público prioritário para essa vacinação e que ainda não foram aos postos de saúde.

Ao todo, 75% do público-alvo a quem a vacina é indicada, composto por 59,4 milhões de pessoas, já foram vacinados. A meta, porém, era vacinar ao menos 90% desse grupo.

Na tentativa de atingir a meta, o Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (29) que irá ofertar as doses de vacina que ainda restarem nos postos de saúde após o fim da campanha para a população geral, incluindo jovens e adultos em geral, por exemplo.

Atualmente, a vacina é ofertada apenas para gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), crianças entre seis meses a menores de seis anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Com a ampliação, pessoas que não façam parte desse grupo, mas que têm interesse em se vacinar, podem procurar os postos de saúde –a imunização será ofertada desde que não haja contraindicações.

A medida, que inicia na próxima segunda-feira (3), deve variar conforme o número de doses disponíveis em cada unidade.

Até o momento, apenas dois estados já atingiram a meta de vacinar 90% do público-alvo: Amazonas (94,4%), que iniciou a campanha mais cedo neste ano, e Amapá (94,7%). Outros quatro estados têm coberturas acima de 85%: Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo e Alagoas.

Já o estado do Rio de Janeiro é o que apresenta menor cobertura, com 57,6%, seguido do Acre (64,9%) e São Paulo (65,4%).

Antes do fim da campanha, o país ainda tem o desafio de ampliar a vacinação em parte dos grupos considerados mais vulneráveis a complicações pela gripe e que, por isso, fazem parte do público-alvo. É o caso, por exemplo, de crianças e gestantes, cujos índices ainda estão em torno de 70%.

Incluídos na campanha neste ano, policiais e bombeiros são o grupo com vacinação mais baixa –até o momento, apenas 32% do público previsto foi vacinado.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, entre eles o da gripe A (H1N1), que responde por metade de casos de gripe neste ano.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, até o dia 11 de maio, foram registrados 807 casos de síndrome respiratória aguda grave —que abrangem casos atendidos em hospitais– por gripe, com 144 mortes. Deste total, 407 casos e 86 mortes foram pelo vírus A H1N1.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • fears train
  • peace is the onnly way
  • peace, love & sandy feet
  • long range for Joe B.
  • Motif fusion
  • Senior Berbescha
  • La mare lentigo aux trois canards
  • Doc
  • Jonas