Publicado em 30/08/2022 às 11h
por Redação/via SMS
Você sabia que várias UBSs da região de Pirituba/Jaraguá oferecem a auriculoterapia como recurso terapêutico para a recuperação de diferentes doenças? A técnica milenar, que faz parte da medicina tradicional chinesa, tem como princípio desobstruir canais, restaurando a energia vital do indivíduo e restabelecendo a saúde, por meio da estimulação de pontos específicos da orelha. Os instrumentos usados para isso não são agulhas, como na acupuntura, e sim sementes de mostarda.
Segundo especialistas, a orelha é um órgão onde está projetado todo o corpo humano. Neste sentido, cada região corresponde a um ponto específico do corpo. Uma vez aplicadas na parte externa da orelha, as sementes permanecem no local por alguns dias. Entre as aplicações da terapia estão o combate a dores crônicas e ortopédicas, auxílio no tratamento de obesidade e combate ao tabagismo, problemas gastrointestinais e situações de sofrimento psíquico. É o terapeuta quem define os pontos, o método e a quantidade de sessões de auriculoterapia, conforme a avaliação, diagnóstico e a necessidade de cada paciente. Para conhecer mais, vale dar uma olhada no vídeo produzido pela Secretaria Municipal de Saúde sobre a técnica:
Práticas complementares à saúde
Na região, o serviço pode ser encontrado nas UBSs Elísio Teixeira Leite, Vila Pirituba, Vila Mangalot, Santo Elias, Parque Maria Domitila, Jardim Cidade Pirituba e Chácara Inglesa, entre outras. Lembrando que práticas complementares como Tai Chi, dança circular, caminhada, Lian Gong e meditação também podem fazer a diferença para o enfrentamento de doenças emocionais. Clique aqui para conferir a lista completa de atividades oferecidas pelas UBS da região.
Uma pena não ter uma divulgação mais ampla destes serviços por parte da própria Pmsp e da Secretaria de Saúde.
São excelentes!!!