Publicado em 17/02, às 9h40
Por Priscila Perez
Pelos próximos dez anos, os pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) vão mapear e analisar os hábitos alimentares dos brasileiros. Desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), o estudo tem como missão identificar como a população se alimenta diariamente, traçando suas principais virtudes e problemas. O mais interessante é que o brasileiro poderá contribuir com a pesquisa utilizando apenas um celular: basta se inscrever no site Nutrinet Brasil e responder às questões a cada três meses. A ideia é que 200 mil pessoas participem do levantamento.
Mas, afinal, o que levamos à mesa? Temos fome de quê? Com os dados em mãos, os pesquisadores poderão traçar um padrão de alimentação e compreender o surgimento de doenças crônicas na população, como obesidade, diabetes e problemas no coração. A pesquisa também poderá ajudar no desenvolvimento de políticas públicas que estimulem uma alimentação mais saudável, sem com menos açúcar e sódio.
“Lá na frente, nós vamos juntar as informações dos participantes com outras informações como internações hospitalares, como registro de câncer e mesmo registro de mortalidade, para poder dizer qual é o risco de aparecimento dessas doenças ou mesmo de morrer por uma dessas doenças”, pontua Carlos Augusto Monteiro, professor do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP e Coordenador Científico do Nupens/USP.
Para participar, inscreva-se em https://nutrinetbrasil.fsp.usp.br/#participar.
Adicione Comentário