Publicado às 10h40
G1 São Paulo
Os moradores do Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo, reclamam da quantidade de roubos e furtos e pedem mais segurança. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, o bairro registrou média de cinco roubos por dia de janeiro a maio de 2019.
Nos cinco primeiros meses deste ano, os furtos aumentaram na região em relação ao mesmo período do ano passado, de 679 para 690. Os furtos de veículos também subiram de 130 para 136. Embora os roubos em geral tenham diminuído de 1121 para 810, os valores ainda são altos.
Os moradores dizem que a violência aumentou nos últimos dois anos. As câmeras de segurança dos prédios mostram isso.
No fim do mês passado, um vídeo registrou o momento em que uma moradora parou o carro na Rua Jairo de Almeida Machado, por volta das 23h, e três ladrões fizeram com que ela desembarcasse levando o veículo com tudo dentro.
O morador Alexandre Valério também ficou sem o carro no período da noite. “Ao sair do condomínio o carro não estava mais lá. Isso está acontecendo direto com vários moradores aqui”, afirma.
Em agosto do ano passado, três pessoas caminhavam pela calçada e foram cercadas por um carro. Uma delas correu, a outra lutou com um bandido na rua, mas acabou perdendo a bolsa. O amigo voltou e tentou ajudar, mas também foi atacado e teve que entregar a mochila. Os ladrões contavam com uma moto dando apoio e fugiram em seguida.
O principal meio de comunicação entre os moradores é por mensagens de celular. Eles dizem que a cada semana aparecem novas histórias de violência. “Já foi pedido mais segurança. Nós temos uma turma que faz parte do Conseg [Conselho Comunitário de Segurança] que está sempre discutindo o problema, mas infelizmente a gente não tem tido resultado satisfatório”, afirma Eliseu Godim.
A Secretaria da Segurança Pública afirmou que há uma queda de 16% de casos quando se junta os roubos e furtos em geral. Em relação aos roubos e furtos de carros, a diminuição é de 14%.
A secretaria falou também que este ano a polícia já prendeu 78 pessoas e recuperou 139 veículos no bairro. E que o patrulhamento da polícia militar é orientado conforme os índices criminais.
Durante a gravação da reportagem, alguns moradores reclamaram da iluminação pública. O Ilume disse que vai mandar uma equipe ao bairro ainda nesta segunda-feira (15).
Adicione Comentário