Publicado às 11h10
Por Priscila Perez
O movimento nos postos de saúde da capital ainda é fraco. Pelo jeito, o friozinho desta semana não tem encorajado a população a procurar pelas unidades. Além disso, há desinformação: poucos sabem que a campanha de vacinação contra o sarampo está de volta. Nesta primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, crianças entre seis meses e cinco anos deverão receber a dose da vacina. Na sequência, entre os dias 18 e 30 de novembro, jovens com idade entre 20 e 29 anos serão imunizados
A Secretaria Estadual da Saúde registra 6.387 notificações no Estado, sendo 5.411 confirmadas em laboratório. Desse total, a capital paulista acumula 3.760 casos, o equivalente a 58,86%. Em São Paulo, o sarampo já fez nove vítimas – a maioria sem histórico de vacinação. Segundo a pasta, uma pessoa infectada pelo vírus pode transmitir para outras 19 pessoas que não estejam devidamente imunizadas.
No caso dos pequenos, crianças com idade inferior a seis meses não devem ser expostas a aglomerações. O importante é manter a higiene e a ventilação dos ambientes. Outra recomendação é procurar pelo médico se observar qualquer sintoma da doença.
Como identificar o sarampo?
A pessoa apresenta manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, manchas brancas na mucosa bucal e conjuntivite.
Esquema de vacinação para crianças
Bebês de seis meses a um ano incompletos devem tomar a “dose zero”. Aos 12 meses, tomam normalmente uma dose da vacina “tríplice viral”. E, aos 15 meses, recebem uma dose da tetravalente.
Adicione Comentário