SAÚDE

Campanha de vacinação contra o sarampo tem baixa adesão na capital

Publicado às 11h10

Por Priscila Perez

O movimento nos postos de saúde da capital ainda é fraco. Pelo jeito, o friozinho desta semana não tem encorajado a população a procurar pelas unidades. Além disso, há desinformação: poucos sabem que a campanha de vacinação contra o sarampo está de volta. Nesta primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, crianças entre seis meses e cinco anos deverão receber a dose da vacina. Na sequência, entre os dias 18 e 30 de novembro, jovens com idade entre 20 e 29 anos serão imunizados

Crianças entre seis meses e cinco anos deverão receber a dose da vacina. Foto: Agência Brasil.

A Secretaria Estadual da Saúde registra 6.387 notificações no Estado, sendo 5.411 confirmadas em laboratório. Desse total, a capital paulista acumula 3.760 casos, o equivalente a 58,86%. Em São Paulo, o sarampo já fez nove vítimas – a maioria sem histórico de vacinação. Segundo a pasta, uma pessoa infectada pelo vírus pode transmitir para outras 19 pessoas que não estejam devidamente imunizadas.

No caso dos pequenos, crianças com idade inferior a seis meses não devem ser expostas a aglomerações. O importante é manter a higiene e a ventilação dos ambientes. Outra recomendação é procurar pelo médico se observar qualquer sintoma da doença.

Como identificar o sarampo?

A pessoa apresenta manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, manchas brancas na mucosa bucal e conjuntivite.

Criança com manchas vermelhas pelo corpo. Foto: Getty Images

Esquema de vacinação para crianças

Bebês de seis meses a um ano incompletos devem tomar a “dose zero”. Aos 12 meses, tomam normalmente uma dose da vacina “tríplice viral”. E, aos 15 meses, recebem uma dose da tetravalente.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara
  • History
  • Minotaure