REGIONAL

Acidente fatal na Lapa reacende alerta sobre os riscos envolvendo a rede elétrica

Publicado em 06/01, às 12h40

Por Priscila Perez

Um homem de 52 anos morreu eletrocutado ao subir em uma árvore na Rua Domingos Rodrigues, na Lapa, zona oeste da capital, para pegar frutas. O gari Mário Galdino Pereira recebeu uma descarga elétrica de 13 mil volts ao encostar na fiação. Naquele momento, houve um curto-circuito e parte da rua ficou sem energia.

Acidente na Lapa. Foto: Reprodução/TV Globo.

O acidente fatal, que ocorreu no último domingo, 5 de janeiro, serve de alerta para os perigos envolvendo o contato com a rede elétrica, que nem sempre são visíveis. A falta de poda, por exemplo, pode resultar em acidente, já que os galhos da árvore estão próximos aos fios. E numa ventania, eles são os primeiros a ficarem soltos. Em novembro, uma copeira morreu eletrocutada no Capão Redondo ao encostar no fio energizado que estava solto no chão.

Infelizmente, o problema é bem mais comum do que parece. Para se ter ideia, o Corpo de Bombeiros registrou 102 casos de choques elétricos no ano passado. De janeiro a outubro, foram 182 quedas de fiação.

Mantenha distância

Na Lapa, uma simples poda reduziria o risco de acidente. Já no Capão Redondo, a manutenção do cabeamento elétrico faria toda a diferença. Como são serviços prestados pela Prefeitura de São Paulo e pela Enel – concessionária responsável pela rede elétrica -, a população depende delas para evitar fatalidades como as citadas acima. Mas, acima de tudo, é necessário manter distância da rede elétrica. Ou seja, não devemos tocar em fios caídos nas ruas e jamais subir em postes, torres de transmissão ou árvores próximas à fiação.

Árvore com fios em contato com a rede elétrica. Foto: Reprodução/TV Globo.

“A rede elétrica, às vezes, pode estar encoberta, como foi o caso, e a pessoa acaba não percebendo que está ali próxima”, afirma Marcelo Puertas, diretor de alta tensão da Enel. “A poda de árvore talvez pudesse evitar esse tipo de situação, mas o fato de a pessoa estar pegando um fruto próximo à rede cria essa situação de perigo.” O caso está sendo investigado pela Polícia Civil no 91º DP da Vila Leopoldina.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • rue Garancière
  • St. Germain
  • Thermopyles by night
  • Ella
  • Baobabs
  • Vaudou
  • Zombi
  • rue Clovis
  • Saint-Étienne-du-Mont