Publicado em 11/02, às 10h
Por Priscila Perez
A exemplo da Linha 7-Rubi, que será estendida até Campinas e concedida à iniciativa privada junto com o Trem Intercidades (TIC), a 8-Diamante – da qual a Estação Lapa faz parte – está cotada para receber um prolongamento até Sorocaba. O plano de interligar a capital ao interior paulista, traçado pelo governador João Doria desde o início de sua gestão no Estado, será apresentado pela primeira vez à população no dia 27 de fevereiro, às 15h, quando ocorrerá uma audiência pública sobre o tema, que inclui ainda a concessão da Linha 9-Esmeralda. A novidade foi publicada no Diário Oficial desta terça feira, 11 de fevereiro. Segundo o texto, o encontro será no Auditório André Franco Montoro, no centro da capital.
Interligando São Paulo
A extensão até Sorocaba foi citada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em sua rede social, onde está cada vez mais ativo. “Temos estudos sendo feitos, com previsão de levar o trem de passageiros da Linha 8 até Sorocaba na concessão que será colocada aos investidores privados”, disse em resposta a um seguidor.
Para evitar conflitos de interesses, a ideia seria conceder a um mesmo investidor a gestão integrada do trem regional até Sorocaba e da malha metropolitana, hoje administrada pela CPTM. Essa conexão evitaria disputas desnecessárias entre duas concessionárias pela operação dos trens, viabilizando a oferta do serviço regional (que se tornaria mais atrativo aos olhos do mercado). Trata-se da mesma modelagem aplicada à Linha 7-Rubi, que passará por Campinas.
Em 2013, Sorocaba era um dos destinos cogitados pelo governo paulista, que ensaiava uma expansão da malha ferroviária paulistana para o interior. Mas cidades como Santos e São José dos Campos foram consideradas mais atraentes devido ao maior fluxo de passageiros. Na época, a Companhia apostava em 34 mil e 55 mil usuários por dia, respectivamente, para os dois trajetos, contra 22 mil com destino a Sorocaba.
Adicione Comentário