Publicado em 17/9/2020 às 8h30
Por Sandra Santana
Como faço para melhorar o meu bairro?
Pequenas atitudes como denunciar e sugerir mudanças podem ser transformadoras
Muitas vezes nos pegamos criticando algo que julgamos estar errado em nosso bairro ou em nossa cidade. É um buraco aqui, um entulho ali. Aquela calçada que o próprio dono não arruma nunca! É uma rua que está muito escura, aquela árvore que deveria ser podada, o flanelinha, o desrespeito às leis de trânsito e por aí vai.
O orçamento da cidade, isto inclui as subprefeituras, não permite que 100% das tarefas que precisam ser realizadas sejam efetivamente executadas. Algumas ações podem ter um intervalo maior como, por exemplo, a frequência em que a zeladoria completa das praças é realizada.
Devemos lembrar que todo serviço prestado e obra realizada têm como origem o imposto que pagamos. Se a arrecadação cai por algum motivo, como a crise da pandemia que estamos vivendo, o poder público precisa fazer opções e gastar o dinheiro no que a sociedade entende como prioritário.
Mas e nós cidadãos? O que podemos fazer para ajudar nesta administração imensa?
Em primeiro lugar, podemos acionar o portal e telefone 156 de serviços da Prefeitura de São Paulo. A interação é simples, e a sua demanda é rapidamente registrada pelo sistema. Quando você percebe um problema e não aciona a Prefeitura diretamente, faz com que esse problema continue e deixa para outra pessoa reclamar em seu lugar. Já imaginou se todos pensarem assim?
Outra maneira de participar efetivamente na melhoria de São Paulo é candidatando-se a conselheiro nas mais diversas instâncias que a cidade possui. Você pode ser um conselheiro da UBS mais próxima, do Conselho Participativo, do Cades (ligado ao meio ambiente), entre tantos outros que atuam em temas específicos que tenham relação com o que você gosta.
Você também pode procurar a associação do seu bairro ou trabalhar com voluntariado em alguma entidade da sua região. Os bairros de Pirituba, Freguesia do Ó, Leopoldina, Jaraguá, Taipas e Lapa, onde a Folha Noroeste circula, são repletos destas associações e você pode se encaixar em alguma delas.
Essas são algumas das inúmeras maneiras que você tem para ajudar o seu bairro. Gostou dessas dicas? Então, vou te dar outra: me siga nas redes sociais e confira como eu faço para PARTICIPAR PARA MUDAR a minha cidade! Estou no Facebook e no Instagram como @sandrasantana45.
Sou pré-candidata a vereadora na cidade de São Paulo, por este motivo esta é a minha última coluna até o fim das eleições. Espero voltar em breve para continuar discutindo a nossa cidade. Até breve!
Adicione Comentário