Publicado em 11/06/2021 às 10h05
Por Redação/Portal do Governo
Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) dá sequência à formação para implementação do Novo Ensino Médio. A programação sobre a proposta, que começa neste ano com estudantes da primeira série, reuniu dirigentes, supervisores, diretores do núcleo pedagógico e outros profissionais de todas as 91 Diretorias de Ensino (DEs), durante terça e quarta-feira (8 e 9), no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Entre outros pontos, foram abordados legislação, histórico de diálogos com estudantes e professores, benefícios para acesso ao ensino superior, carga horária, itinerários formativos, cronograma e manifestação de interesse. O Novo Ensino Médio aproxima os estudantes das transformações da sociedade e do mercado de trabalho, por meio de um currículo mais flexível. A proposta considera, em especial, três frentes: o desenvolvimento do protagonismo e do Projeto de Vida dos estudantes, a valorização da aprendizagem com a ampliação da carga horária de estudos e a garantia de direitos de aprendizagem comuns.
A importância do evento foi comentada pelo secretário estadual da Educação, Rossieli Soares. “O ensino médio tem que ir além de preparar para o vestibular. Precisamos, enquanto rede, incentivar novos olhares, percepções, aptidões individuais em toda a trajetória de aprendizagem dos estudantes”, declarou. Em 2018, aliás, Rossieli, então ministro da Educação, foi o responsável pela homologação da etapa do ensino médio na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ainda sobre o ensino superior, recente escuta realizada junto aos estudantes apontou que “preparação para o vestibular” foi a terceira preferência estudantil (21,8%), atrás de “estudar as disciplinas que mais gosta” (33,2%) e “ingresso no mundo do trabalho” (59,8%).
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