Publicado em 25/06/2021 às 09h
Por Redação/SECOM
Apesar das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, com o auxílio da tecnologia 130 escolas da rede municipal conseguiram eleger seus grêmios estudantis durante este primeiro semestre de 2021. As unidades passaram pelos processos de inscrição de chapas, campanhas eleitorais, eleições, apurações e posse das diretorias, compostas exclusivamente por estudantes, utilizando ferramentas virtuais como YouTube e Google Classroom.
A meta da Secretaria Municipal de Educação é que, até o início de agosto, 100% das unidades de ensino Fundamental e Médio (EMEFs e EMEFMs), assim como Escolas de Ensino Bilíngue para Surdos (EMEBSs) e os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs), estejam com seus grêmios estudantis constituídos.
Com o processo eleitoral ainda em curso, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Henrique Souza Filho – Henfil é um dos estabelecimentos da rede que está cumprindo cada etapa para a escolha de seus representantes. Localizada na região de Cidade Tiradentes, na Zona Leste, tem duas chapas concorrendo à diretoria gremista: a “Tamo Juntos” e a “Geração Consciente”.
Todo o processo tem acontecido de forma híbrida, utilizando os meios digitais e também com algumas ações presenciais. Em 15 de junho as chapas divulgaram seus vídeos de campanha eleitoral e no dia 22 as propostas foram debatidas por meio de uma plenária virtual. Estudantes que não optaram pelo ensino remoto puderam assistir e participar da transmissão na escola, cumprindo todos os protocolos sanitários.
O processo de votação virtual foi realizado até as 12 horas desta quinta-feira (24). O professor Bruno Ferreira, que auxilia as ações do grêmio é quem fará a apuração dos votos com auxílio dos estudantes fiscais.
Rotina de estudos
Em 2020, durante o período em que as aulas estavam restritas ao ensino remoto, os estudantes gremistas da EMEF Henfil organizaram diversas atividades para auxiliar os colegas de outras turmas a manterem uma rotina de estudos durante a pandemia.
Entre as atividades ocorreram palestras virtuais com psicólogos para tratar de temas como ansiedade e depressão e também uma conversa sobre superação, com uma cientista oriunda de escola pública que viveu na comunidade onde a escola está inserida. Shows de talentos, oficina de animação stop-motion e um festival de cinema, usando os aprendizados em animação, também foram organizados.
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