Publicado em 12/07/2021 às 11h35
Por Redação/via Metrô CPTM
Localizada no eixo da avenida Nove de Julho, futura estação do ramal a ser operado pela LinhaUni teve os trabalhos de demolição em imóveis iniciados nesta semana.
Alvo de uma polêmica há cerca de cinco anos, a futura estação 14 Bis começou a sair do papel nesta semana. A Acciona, parceira privada do governo do estado na implantação da Linha 6-Laranja de metrô, comunicou aos moradores da região que os terrenos desapropriados no entorno do local começaram a ser demolidos para montagem dos canteiros.
Os trabalhos tiveram início na quarta-feira, dia 7, em três endereços localizados na praça, um antigo estacionamento e dois postos de combustíveis desativados. Todos eles já estão tapumados desde os tempos da Move São Paulo, assim como partes do viaduto localizado sobre a praça.
Assim, a implantação da Linha 6 vai ganhando novas frentes de trabalho com a meta de concluir sua construção em 2025. A construtora espanhola tem ampliado o escopo da obra aos poucos, dando prioridade para estações e poços de ventilação que estão mais próximos do VSE Tietê, de onde partirão os dois ‘tatuzões’ que construirão os túneis a partir de 2022.
A estação 14 Bis, por essa razão, ainda está bastante distante da visita da tuneladora, mas diante dos desafios de construir uma obra subterrânea em meio a uma região bastante adensada certamente motivou a empresa a começar a mobilização do local.
Com 45 metros de produndidade, a futura parada da Linha 6 será construída pelo método NATM, ou seja, por uma escavação mais restrita que o VCA, ou Vala a Céu Aberto, onde há espaço suficiente para um projeto mais amplo.
Pela descrição da Linha Uni, existirão quatro acessos na estação: um no terreno do estacionamento, outro no terreno onde funcionava um posto da bandeira Shell e outros dois ligados ao viaduto Dr. Plínio de Queiroz, que comporta uma estação de ônibus do corredor da SPTrans.
Vai-Vai ficou
No projeto original do Metrô, a estação 14 Bis teria uma entrada onde fica a quadra da escola de samba Vai-Vai, uma das mais tradicionais de São Paulo. A entidade chegou a se preparar para deixar o local, mas um entendimento com a concessionária anterior, a Move SP, decidiu-se mudar o projeto e preservar a quadra.
Além da Vai-Vai, o entorno da estação terá como atrações dois teatros, o Raul Cortez e o Maria Della Costa, além das inúmeras cantinas e outras atrações do Bixiga, a cerca de 300 metros da estação 14 Bis.
Imagem: Reprodução/Metrô CPTM
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