COTIDIANO

Obras da Linha 6-Laranja do Metrô chegam à praça 14 bis

Publicado em 12/07/2021 às 11h35

Por Redação/via Metrô CPTM

Localizada no eixo da avenida Nove de Julho, futura estação do ramal a ser operado pela LinhaUni teve os trabalhos de demolição em imóveis iniciados nesta semana.

Alvo de uma polêmica há cerca de cinco anos, a futura estação 14 Bis começou a sair do papel nesta semana. A Acciona, parceira privada do governo do estado na implantação da Linha 6-Laranja de metrô, comunicou aos moradores da região que os terrenos desapropriados no entorno do local começaram a ser demolidos para montagem dos canteiros.

Os trabalhos tiveram início na quarta-feira, dia 7, em três endereços localizados na praça, um antigo estacionamento e dois postos de combustíveis desativados. Todos eles já estão tapumados desde os tempos da Move São Paulo, assim como partes do viaduto localizado sobre a praça.

Assim, a implantação da Linha 6 vai ganhando novas frentes de trabalho com a meta de concluir sua construção em 2025. A construtora espanhola tem ampliado o escopo da obra aos poucos, dando prioridade para estações e poços de ventilação que estão mais próximos do VSE Tietê, de onde partirão os dois ‘tatuzões’ que construirão os túneis a partir de 2022.

A estação 14 Bis, por essa razão, ainda está bastante distante da visita da tuneladora, mas diante dos desafios de construir uma obra subterrânea em meio a uma região bastante adensada certamente motivou a empresa a começar a mobilização do local.

Com 45 metros de produndidade, a futura parada da Linha 6 será construída pelo método NATM, ou seja, por uma escavação mais restrita que o VCA, ou Vala a Céu Aberto, onde há espaço suficiente para um projeto mais amplo.

Pela descrição da Linha Uni, existirão quatro acessos na estação: um no terreno do estacionamento, outro no terreno onde funcionava um posto da bandeira Shell e outros dois ligados ao viaduto Dr. Plínio de Queiroz, que comporta uma estação de ônibus do corredor da SPTrans.

Vai-Vai ficou

No projeto original do Metrô, a estação 14 Bis teria uma entrada onde fica a quadra da escola de samba Vai-Vai, uma das mais tradicionais de São Paulo. A entidade chegou a se preparar para deixar o local, mas um entendimento com a concessionária anterior, a Move SP, decidiu-se mudar o projeto e preservar a quadra.

Além da Vai-Vai, o entorno da estação terá como atrações dois teatros, o Raul Cortez e o Maria Della Costa, além das inúmeras cantinas e outras atrações do Bixiga, a cerca de 300 metros da estação 14 Bis.

Imagem: Reprodução/Metrô CPTM

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Sunbath
  • Run, run, run, the bullet is close to you (ou la tentative d'assassinat d'un coureur de jupons)
  • Le crêpier
  • La déesse de l'Abondance
  • Ufer
  • Bridge
  • Ballhaus
  • Training
  • Immediate ceasefire