Publicado em 31/08/2021 às 08h
Via Portal do Governo
Terceira e última etapa do teste vai avaliar a viabilidade de uso da tecnologia para as próximas pesquisas
Nesta segunda-feira (30), foram abertas as inscrições para a terceira fase do Teste-Piloto da Pesquisa Origem Destino (OD) Digital do Metrô, que vai coletar dados de deslocamentos na Grande São Paulo através de um aplicativo de smartphone.
Essa etapa também será aberta a todos os públicos, que poderão concorrer a prêmios pela participação, ajudando o Metrô a avaliar a possibilidade de uso de novas tecnologias na elaboração dessa pesquisa.
Para participar, o interessado deve instalar o aplicativo Pesquisa OD Digital em seu smartphone Android e fazer a inscrição entre os dias 30 de agosto e 10 de setembro de 2021. Ao ser aprovado, deve autorizar a coleta dos seus dados de localização durante sete dias consecutivos.
Neste período, o aplicativo informa os locais visitados, além dos horários de saída e chegada de forma fácil e interativa. Em três desses dias, o pesquisado deve editar as viagens pelo aplicativo, informando o motivo e o modo de deslocamento utilizado. Os detalhes sobre a inscrição e a pesquisa podem ser encontrados no site www.oddigital.com.br.
Para incentivar a participação nessa fase, o Consórcio Cittamobi-Oficina – responsável pela execução da pesquisa -, vai sortear aos participantes que concluírem a pesquisa corretamente 50 prêmios de R$ 500 que poderão ser utilizados em diferentes lojas parceiras.
O piloto vem sendo feito em etapas e o objetivo principal não são os resultados estatísticos de mobilidade. A meta é analisar a eficiência desse método de pesquisa e o que pode ser aperfeiçoado para uma possível aplicação nas próximas ODs do Metrô.
O trabalho de apuração, desenvolvimento e aplicação da tecnologia, incluindo o pagamento dos prêmios, vem sendo realizado pelo Consórcio Cittamobi-Oficina, que desenvolveu um aplicativo exclusivo para a Pesquisa OD Digital, disponível para a plataforma Android, através da loja de aplicativos Google Play.
Os resultados desse piloto poderão embasar a decisão de como serão feitas as próximas pesquisas. Na última OD, foram visitados mais de 100 mil domicílios e a tecnologia poderá agilizar a coleta dos dados no futuro.
Imagem: Reprodução/OD Digital
Adicione Comentário