REGIONAL

856R-Lapa-Socorro, a linha ‘Transiberiana’ de SP, pode acabar após 40 anos

Prefeitura prepara mudanças nas linhas de ônibus de SP a partir de 2019. G1 andou na linha que percorre mais de 50 km somando ida e volta

Publicado às 13h15

G1 São Paulo

A proposta da nova licitação de ônibus de São Paulo pode reduzir em 149 o número de linhas, e o possível fim de uma delas tem causado comoção nas redes sociais. O 856R-10, que liga a Lapa, na Zona Oeste, ao Socorro, na Zona Sul, ganhou até evento de despedida no Facebook.

G1 percorreu todo o trajeto da linha, que começou a circular em outubro de 1978. Hoje, nos dias úteis, ela transporta cerca de 23 mil passageiros nos seus mais de 50 km percorridos na ida e na volta do trajeto. O longo percurso a levou até a ganhar o apelido de “Transiberiana” – estrada russa de quase 10 mil km – por alguns usuários.

período de consulta pública da nova licitação terminou no dia 5 de março. Segundo a Prefeitura, as alterações que forem ser implantadas começam a ser feitas seis meses após a contratação das novas empresas, o que está previsto para junho. Ou seja, as mudanças devem começar em 2019, e têm até três anos para serem concluídas.

O primeiro ponto fica na Rua Aurélia, na Lapa. Lá, grande parte dos usuários que entram no ônibus na parte da manhã já estão na segunda ou terceira baldeação, a caminho do trabalho, como a técnica de enfermagem Maria de Fátima, de 39 anos. Ela mora em Barueri, na Grande São Paulo, e, depois de pegar um ônibus e o trem, sobe no 856-R para chegar a Perdizes. 

Com a possível mudança, a técnica receia ter que pegar mais coletivos. “Com certeza dificultaria muito o meu trajeto até o meu local de trabalho porque eu teria que fazer mais baldeações”, diz Maria de Fátima.

A preocupação com as trocas é a mesma do garçom José Henrique Rodrigues, 45 anos, já que o Bilhete Único hoje permite até quatro viagens em três horas com uma tarifa. Para ele, a mudança irá beneficiar as empresas que fazem o transporte, que podem passar a ganhar com mais viagens.

Ao longo do trajeto de ida, o coletivo passa pela Lapa, Perdizes, Pinheiros, Itaim Bibi, Santo Amaro, e chega a Capela do Socorro depois de no mínimo duas horas de trajeto, o qual percorre mais de 25 km. Alguns pontos são de grande fluxo de entrada e saída de passageiros, como na Praça Cornélia, no Largo da Batata e na Avenida Santo Amaro.

O ponto final fica na Rua Francisco Otaviano, região residencial do Socorro. Lá, diferente da Lapa, quem espera para entrar no coletivo é morador da região e reclama que essa é uma das poucas linhas que saem do local. “Todo mundo só usa essa, nós não temos outra”, disse a aposentada Eleuza Maria de Moura, de 78 anos, que está no bairro desde 1963 e usa a linha há 40 anos.
Alternativas com o fim da linha

Procurada, a São Paulo Transporte (SPTRans) informou quais serão as opções para os passageiros com o modelo proposto pela nova licitação:

Lapa-Socorro:

  • “A proposta de reorganização da linha 856R/10 Lapa – Socorro prevê a sua integração no Terminal Pinheiros. De acordo com o modelo proposto, o atendimento será ampliado da Lapa para a Vila Iório, em uma nova linha chamada Conexão Vila Iório – Terminal Pinheiros. Em Pinheiros, os passageiros com destino à Zona Sul poderão utilizar a linha Term. Santo Amaro – Term. Pinheiros. Quem, porventura, tenha como destino a região de Socorro, poderá utilizar a linha Socorro – Term. Bandeira”.

Socorro-Lapa:

  • Para o usuário que for sair de Capela do Socorro, A SPTRans prevê o atendimento pela linha Socorro – Term. Bandeira, que faz o mesmo percurso da 856R-10 até a região do Itaim Bibi. Este ônibus sairá da Rua Augusto Ferreira de Morais, próxima ao atual ponto final, na Rua Francisco Otaviano.
  • “Para a ligação com Pinheiros, os usuários vão dispor de duas linhas intituladas Term. Santo Amaro – Term. Pinheiros, porém com prefixos diferentes. Uma delas, a partir do Largo 13 de Maio, será coincidente com a linha 856R-10. Já a outra irá do Largo 13 de Maio até as imediações do Corredor ABD (Av. Roque Petroni Jr.), seguindo pela Berrini. Assim, a ligação para Pinheiros vai exigir apenas uma integração”, informou a SPTrans.
Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Esta linha existe na verdade há mais de 45 anos, quando o Shopping Ibirapuera inaugurou em 1976 ela já existia há algum tempo. Eu visitava um amigo meu no Brooklin bem antes disso usando essa linha, É um absurdo o encerramento da linha.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • fears train
  • peace is the onnly way
  • peace, love & sandy feet
  • long range for Joe B.
  • Motif fusion
  • Senior Berbescha
  • La mare lentigo aux trois canards
  • Doc
  • Jonas