Publicado em 14/10/2021 às 09h30
Via IG Saúde
Unidades serão dedicadas a lesões de maior complexidade, como úlceras, lesões vasculogênicas e as causadas por doenças raras e pés diabéticos
Em uma ação dedicada à saúde dos paulistanos, a Prefeitura de São Paulo vai implantar 26 Polos de Curativos para lesões de maior complexidade nesta quinta-feira (14). As unidades serão dedicadas a casos de úlceras, lesões vasculogênicas e as causadas por doenças raras e pés diabéticos. No evento de lançamento, a gestão também vai apresentar o Manual de Padronização de Curativos e o Protocolo de Feridas.
Os 26 polos abrangem as seis Coordenadorias Regionais de Saúde (Centro, Leste, Norte, Oeste, Sudeste e Sul) e os atendimentos vão acontecer em 13 Hospitais Dia (HDs), seis Assistências Médicas Ambulatoriais de Especialidades (AMAs-Es), três Ambulatórios de Especialidades (AEs) e quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A gestão ressalta que desde 20 de setembro, seis polos-pilotos estão em atividades nos HDs M’Boi Mirim I, Lapa, São Mateus e Brasilândia, no AE Ceci e na UBS Santa Cecília.
Cada uma dessas unidades conta com um enfermeiro estomaterapeuta, área de especialização em feridas, e materiais com tecnologias regeneradoras. “Saímos de dez para 23 tecnologias”, destaca a analista de saúde-enfermeira Christini Aparecida Pernela Di Onofre, que integra a Comissão Especial de Análise e Padronização de Curativos Médicos em Geral da SMS. De acordo com ela, as novas tecnologias utilizadas nos polos aceleram processos de cicatrização e hidratação da pele.
Através da Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 18,8 milhões em recursos materiais, como curativo carboximetilcelulose com prata (age contra os micro-organismos e absorve secreções), curativo membrana de celulose porosa (indicada para o tratamento de queimaduras) e malha tubular rede têxtil para fixação de curativos. A contratação dos profissionais de saúde ficou a cargo dos parceiros que administram as unidades.
Confira abaixo onde será oferecido o atendimento especializado:
– Coordenadoria Regional Oeste
HD Lapa
– Coordenadoria Regional Norte
HD Freguesia do Ó/Brasilândia
AMA-E Perus
Serviço:
Lançamento dos Polos de Curativos, Manual de Padronização de Curativos e Protocolo de Feridas
Data: 14 de outubro
Horário: 9h
Local: Auditório do 1° andar da Uninove Vergueiro (Rua Vergueiro, 235)
Imagem: Reprodução/Freepik
Adicione Comentário