Publicado em 04/01/2022 às 9h
via SME
Estudantes do 9º ano da EMEF Profª. Maria Aparecida Rodrigues Cintra, na Brasilândia, foram desafiados a refletir sobre o romantismo no contexto escolar em 2021. O estudo resultou em um mural de grafite, exposição numa biblioteca do bairro e na publicação de um livro. Além dos alunos, os professores Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque, Adriana de Carvalho Alves Braga, Clara Fonseca Possebon e Franclin Oliveira dos Santos participaram do TCA, sigla para Trabalho Colaborativo de Autoria.
A ideia inicial do projeto surgiu na aula de Arte com o professor Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque. Aderiram a esta iniciativa Adriana de Carvalho Alves Braga, professora de História, a Professora Orientadora de Educação Digital (POED), Clara Fonseca Possebon, além do também professor de Arte, Franclin Oliveira dos Santos.
Mural colorido
Intitulado de Pindorama, o mural de grafite foi pintado nos fundos da escola, na parede das casas vizinhas que cederam o espaço para a atividade educativa. A pintura foi desenvolvida a partir da técnica de estêncil nas aulas de Arte. O trabalho conversa com o modo de representação romântico e traz imagens da flora, fauna e povos originários. “A gente transformou num negócio vivo, cheio de cor, de animais. Muito legal!”, conta o estudante Cesar Ledra Junior.
Em parceria com a Biblioteca Afonso Schmidt, a escola também organizou uma exposição temporária chamada “Us Mitus”. A exposição contou com obras interativas, além de uma performance de teatro e quadros produzidos pelos estudantes. As turmas ainda fizeram atividades na Casa de Cultura da Brasilândia e participaram da oficina com a escritora e educadora Kiusam de Oliveira.
O livro
No mesmo dia da abertura da exposição aconteceu o lançamento do livro “Romântico, demasiado romântico: estudos sobre os resquícios do Romantismo no contexto escolar” escrito pelo professor Fellipe em parceria com o estudante Otávio Silva Rossetti Cardoso. Para conferir a obra, clique aqui.
Adicione Comentário