Publicado em 07/02/2023 às 8h20
por Redação
A Unidade Odontológica Móvel Oeste, localizada na região da Lapa (Rua Aristides Viadana), ultrapassou a marca de mais de 14 mil atendimentos odontológicos prestados a pessoas em situação de rua em 2022. A UOM, que está em funcionamento na região desde agosto de 2016, atende diariamente cerca de 500 pessoas, oferecendo todos os procedimentos necessários para a população mais vulnerável conquistar uma dentição saudável. Na última segunda-feira 6 de fevereiro, o prefeito Ricardo Nunes esteve na unidade para acompanhar o atendimento. “Aqui são realizados tratamentos de canal, de gengivas e também feitas próteses, entre outros serviços. Tudo de forma muito acolhedora para a população em situação de rua”, destacou o prefeito.
A região da Lapa, assim como a de Pinheiros, possui cerca de 1.470 pessoas em situação de rua cadastradas pelas equipes de Consultório na Rua, que recebem atendimento em saúde bucal. Das 470 Unidades Básicas de Saúde, 426 têm atendimento odontológico, além de nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), quatro Assistência Médicas Ambulatoriais (AMAs), dois hospitais para urgências, cinco prontos-socorros e um pronto atendimento.
Atendimento gratuito
José Carlos, de 26 anos, é um dos pacientes da unidade. Natural de Angra dos Reis, no Rio, o jovem está há uma semana em São Paulo e precisou de auxílio odontológico. “Vou botar uma prótese e obturar o dente. Recebemos um cartãozinho e já marcamos o próximo atendimento. As pessoas aqui não têm preconceito com quem mora na rua, é ótimo.”
Adicione Comentário