Publicado em 31/10/23, às 13h
por Redação, com informações de MetrôCPTM
As obras da estação Santa Marina da Linha 6-Laranja estão progredindo rapidamente, com 56,14% de conclusão. A estação foi projetada com o método BIM e recebeu estudos de dimensionamento e simulação de fluxo de passageiros.
Ela está localizada entre as avenidas Santa Marina, Comendador Martinelli e a praça Dr. Pedro Corazza, com quatro acessos estratégicos, destacando a ligação entre a universidade UNIP e o corredor de ônibus Inajar/Rio Branco/Centro.
O método construtivo adotado é o Vala a Céu Aberto (VCA) invertido, que prevê primeiro a construção da laje superior e a escavação abaixo deste nível, minimizando o impacto da obra nas imediações. A estação terá 28 metros de profundidade e está 56,14% completa. As obras estão divididas em três etapas: prédio técnico-operacional, acesso e mezanino, e plataformas.
O prédio técnico-operacional está estruturado e abrigará equipamentos importantes. O acesso à estação ainda está em construção. Estudos de fluxo de passageiros foram fundamentais para o dimensionamento das estruturas. A região da linha de bloqueios, bilheteria e escadas do mezanino requer atenção devido à concentração de passageiros.
As obras das plataformas estão em estágio inicial, com pilares construídos e um grande túnel perfurado pela tuneladora Maria Leopoldina. A região ainda passará por adaptações para a construção da via permanente.
Um dos pontos fortes do projeto, assim que finalizado, será o aproveitamento da luz natural, o que minimizará os custos com energia elétrica durante o período diurno.
Após o acesso à estação, o passageiro deverá percorrer dois lances de escadas. O primeiro deles liga o hall de bilheterias até o mezanino. Um grande conjunto de escadas fixas e rolantes faz a interligação entre os dois níveis.
A região deverá distribuir os passageiros entre as plataformas no sentido Brasilândia e São Joaquim. O amplo espaço poderá ser utilizado para a exploração comercial, auferindo receitas extra-tarifárias na estação.
A construção da estação Santa Marina incorpora conceitos modernos de gestão, como o uso da modelagem em BIM. A próxima fase será a finalização das estruturas em alvenaria e a instalação de sistemas. Com o ritmo atual, os prazos para o início da operação devem ser cumpridos.
Adicione Comentário