COTIDIANO

Estação Santa Marina da Linha 6-Laranja já está mais de 50% concluída; confira o progresso das obras

Publicado em 31/10/23, às 13h
por Redação, com informações de MetrôCPTM

As obras da estação Santa Marina da Linha 6-Laranja estão progredindo rapidamente, com 56,14% de conclusão. A estação foi projetada com o método BIM e recebeu estudos de dimensionamento e simulação de fluxo de passageiros.

Ela está localizada entre as avenidas Santa Marina, Comendador Martinelli e a praça Dr. Pedro Corazza, com quatro acessos estratégicos, destacando a ligação entre a universidade UNIP e o corredor de ônibus Inajar/Rio Branco/Centro.

Localização da estação Santa Marina (Jean Carlos)

O método construtivo adotado é o Vala a Céu Aberto (VCA) invertido, que prevê primeiro a construção da laje superior e a escavação abaixo deste nível, minimizando o impacto da obra nas imediações. A estação terá 28 metros de profundidade e está 56,14% completa. As obras estão divididas em três etapas: prédio técnico-operacional, acesso e mezanino, e plataformas.

Características da estação Santa Marina (LinhaUni)

O prédio técnico-operacional está estruturado e abrigará equipamentos importantes. O acesso à estação ainda está em construção. Estudos de fluxo de passageiros foram fundamentais para o dimensionamento das estruturas. A região da linha de bloqueios, bilheteria e escadas do mezanino requer atenção devido à concentração de passageiros.

As obras das plataformas estão em estágio inicial, com pilares construídos e um grande túnel perfurado pela tuneladora Maria Leopoldina. A região ainda passará por adaptações para a construção da via permanente.

Um dos pontos fortes do projeto, assim que finalizado, será o aproveitamento da luz natural, o que minimizará os custos com energia elétrica durante o período diurno.

Após o acesso à estação, o passageiro deverá percorrer dois lances de escadas. O primeiro deles liga o hall de bilheterias até o mezanino. Um grande conjunto de escadas fixas e rolantes faz a interligação entre os dois níveis.

A região deverá distribuir os passageiros entre as plataformas no sentido Brasilândia e São Joaquim. O amplo espaço poderá ser utilizado para a exploração comercial, auferindo receitas extra-tarifárias na estação.

A construção da estação Santa Marina incorpora conceitos modernos de gestão, como o uso da modelagem em BIM. A próxima fase será a finalização das estruturas em alvenaria e a instalação de sistemas. Com o ritmo atual, os prazos para o início da operação devem ser cumpridos.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • fears train
  • peace is the onnly way
  • peace, love & sandy feet
  • long range for Joe B.
  • Motif fusion
  • Senior Berbescha
  • La mare lentigo aux trois canards
  • Doc
  • Jonas