Publicada em 11/8/2025 às 10h11
Por Redação
A Prefeitura de São Paulo realiza ações de intensificação da vacinação contra o sarampo a partir desta segunda-feira (11) em 27 terminais de ônibus e rodoviários e estações do Metrô e da CPTM. A vacina será oferecida para bebês de 6 meses até adultos de 59 anos. A iniciativa visa proteger a população contra a doença, por meio da atualização da situação vacinal, conforme o calendário vigente.
A vacinação é a medida mais eficaz de prevenção, controle e eliminação do sarampo, uma doença grave, especialmente na infância, causada por um vírus de alta transmissibilidade. Ou seja, um caso positivo pode ser transmitido para até 12 a 18 pessoas suscetíveis.
O calendário de rotina das crianças inclui o imunizante contra o sarampo para bebês, que devem receber duas doses, aos 12 e 15 meses. Desde 17 de junho, a capital disponibiliza a vacina para crianças de 6 meses a menores de 1 ano. A chamada “dose zero” (D0) é uma medida preventiva estratégica, que não substitui as previstas no esquema vacinal. Devido à alta circulação do vírus em países no exterior, incluindo vizinhos do Brasil, a medida busca prevenir a reintrodução do sarampo na cidade de São Paulo, em consonância com as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Onde se vacinar na zona noroeste:
- Terminal Rodoviário da Barra Funda, a partir do dia 11/08, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
- Estação Trem CPTM de Perus, 12 a 15/08, das 9h às 16h
- Estação Trem CPTM Vila Aurora, ( Jaraguá) de 11 a 15/09, das 9h às 16h
- Terminal Cachoeirinha, de 11 a 22/08 (seg. a sex.), das 9h às 16h



















