Publicada em 13/11/2025 às 10h
Por Redação
A CPTM firmou nesta terça-feira, 11, uma parceria com a TIC Trens, concessionária responsável pela futura operação e manutenção da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos, por meio da CPTM Serviços, unidade de negócios da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) especializada em consultoria e soluções técnicas em infraestrutura de transportes. O acordo prevê que a CPTM assuma a gestão, catalogação e devolução de objetos esquecidos ou perdidos ao longo da viagem na Linha 7-Rubi. Atualmente, a TIC Trens está em fase de preparação para assumir a operação e manutenção da linha a partir de 26 de novembro.
Com o contrato, o atendimento aos passageiros continuará sendo realizado de forma presencial na Estação Palmeiras Barra-Funda, contando com procedimentos de controle e rastreabilidade dos itens. Todos os objetos entregues na central ficam armazenados por até 60 dias. É neste período que a equipe atua para achar o dono. Quando não são localizados, os itens são encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. No caso dos documentos, a maioria é devolvida aos órgãos expedidores, e os cartões de banco são destruídos.
A Central de Achados e Perdidos da CPTM está localizada na estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. O atendimento também pode ser feito pelo 0800 055-0121 ou pelo e-mail passageiro@cptm.sp.gov.br.
Foto: TIC Trns – assinatura do contrato




















