EDUCAÇÃO

Alckmin libera celular em escolas estaduais de SP para fins pedagógicos

A proposta foi elaborada pela Secretaria de Estado da Educação em agosto do ano passado e aprovada pela Assembleia Legislativa em outubro deste ano

Publicado às 9h25

Folha de SP

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou nesta segunda (6) lei que libera o uso de celulares para fins pedagógicos nas escolas estaduais. A medida altera legislação de 2007 que proibia o uso do aparelho nos colégios em qualquer circunstância.

A proposta foi elaborada pela Secretaria de Estado da Educação em agosto do ano passado e aprovada pela Assembleia Legislativa em outubro deste ano.

O secretário da pasta, José Renato Nalini, afirmou que a medida vai facilitar o uso da tecnologia dentro das salas de aula. “É importante porque vai nos ajudar a formar a geração que está nas escolas para o futuro, para profissões do mundo da informática.”

O uso do celular, disse ele, vai permitir que os estudantes tenham acesso a diversas bibliotecas e obras literárias que estão em domínio público na internet. Segundo Nalini, o professor vai controlar e definir em que circunstâncias o celular será utilizado na classe.

O objetivo é criar mais uma ferramenta para docentes e alunos. “O professor pode usar o celular para incentivar os jovens a pesquisar algo na internet ou mesmo aumentar a atenção deles no que está sendo ensinado na sala de aula.”

Ele afirmou que as escolas já contam com o desenvolvimento de aplicativos por professores e alunos e que existem projetos na rede para garantir o acesso dos alunos, principalmente em áreas carentes, a tablets na escola.

ACESSO À INTERNET

Segundo Nalini, o acesso à banda larga em todas as escolas estaduais será garantido pelas companhias de telefonia. “Existe desde 2006 uma lei que obriga as concessionárias a fornecerem às escolas a internet mais rápida que é oferecida comercialmente na região onde elas estão instaladas.”

De acordo com ele, o governo paulista nunca havia cobrado esta contrapartida, mas passará a exigi-la a partir de agora. As empresas poderão ser obrigadas a atualizar o pacote de dados oferecido aos colégios na medida em que passarem a oferecer um novo produto comercial no bairro.

O secretário afirma que os sistemas de wi-fi e banda larga das concessionárias devem ser oferecidos a 500 novas unidades por mês a partir de janeiro. Com isso, em outubro, os serviços chegariam a todas as 5.000 escolas da rede estadual. As unidades que participam do Escola da Família também poderão usar a conexão.

CONCURSO

Como parte das iniciativas para desenvolver as aptidões dos alunos na internet, a Secretaria de Educação criou um concurso de influenciadores digital. Foram selecionados para a última etapa da competição 20 canais no Youtube, Facebook, Twitter e Instragram criados por alunos e professores da rede.

A competição, decidida por voto popular, é uma parceria com o Google. Os finalistas disputam os prêmios em quatro categorias: cultura e comportamento; vida escolar e grêmio; informação e gestão; e disciplinas, professores e servidores.

 

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • fears train
  • peace is the onnly way
  • peace, love & sandy feet
  • long range for Joe B.
  • Motif fusion
  • Senior Berbescha
  • La mare lentigo aux trois canards
  • Doc
  • Jonas