Publicado às 10h10
G1 São Paulo
Oito anos após o fechamento do Hospital Sorocabana, na Lapa, Zona Oeste, de São Paulo, ainda há equipamentos entulhados no local.
O hospital funcionou por mais de 50 anos e foi referência para moradores da Zona Oeste. Construído em 1955 num terreno do governo do estado, era administrado pela Associação Beneficente de Hospitais Sorocabana e fechou em 2010 por causa de problemas financeiros.
Atualmente, apenas o térreo é ocupado por uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e por uma unidade da Rede Hora Certa, que faz exames, consultas e cirurgias.
No terreno, no entanto, há fiação exposta, infiltrações e material abandonado. Um tomógrafo doado ao hospital, por exemplo, está embalado e coberto por uma grossa poeira. Ao lado dele, estão restos de móveis e uma cozinha industrial. Nos andares de cima, o que antes era a UTI hoje são leitos abandonados.
O local é alvo de um impasse jurídico. O terreno chegou a ser leiloado para quitar dívidas trabalhistas, mas na última sexta-feira (24), a Justiça do Trabalho anulou o leilão.
O governo do estado, que era dono do terreno, informou que o cedeu à Prefeitura de São Paulo em 2012. A Prefeitura disse que aguarda a regularização jurídica do terreno para reformar o espaço, que o material abandonado faz parte da massa falida do hospital e que faz dedetização constante no lugar.
Adicione Comentário