Publicada em 7/3/2025 às 11h
Por Redação
O governo do estado de São Paulo assinou um aditivo contratual com a operadora TIC Trens para a construção da nova estação Água Branca, que deve ser um novo hub de integração metroferroviária. De acordo com o texto oficial, o valor será atualizado após a apuração do desequilíbrio econômico-financeiro definitivo do Contrato, na forma prevista no regramento estabelecido no instrumento contratual.
A nova estação Água Branca deve ter novas conexões ferroviárias integrando inicialmente as linhas 7-Rubi, que será operada pela TIC Trens, a 6-Laranja operada pela Linha Uni, e a 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade. Há ainda discussões para incluir o Trem Intercidades Eixo Norte, que vai ligar São Paulo e Campinas, parando no futuro local. Outras possibilidades são o Trem Intercidades Eixo Oeste, entre São Paulo e Sorocaba, que pode ter o leilão feito este ano, além da Linha 9-Esmeralda.
O aditivo ocorre cerca de um ano e meio antes da entrega prevista da Linha 6-Laranja, que, em um primeiro momento, deve ligar a Brasilândia até Perdizes. O ponto de conexão do Metrô com a futura estação deve ser um ponto-chave de integração, permitindo a conexão entre a zona norte de São Paulo e o resto da malha metroviária.
